Início / Agricultura / DRAP Algarve: obras de reabilitação do Aproveitamento Hidroagrícola de Silves, Lagoa e Portimão vão poupar até 2,5 hm3 de água

DRAP Algarve: obras de reabilitação do Aproveitamento Hidroagrícola de Silves, Lagoa e Portimão vão poupar até 2,5 hm3 de água

A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) realizou uma visita às obras de reabilitação e modernização do Aproveitamento Hidroagrícola de Silves, Lagoa e Portimão, um dos mais antigos do País, concluído em 1956, e cuja área em exploração ronda os 2.300 hectares. Um investimento que vai poupar até 2,5 hm3, ou seja metade do volume de água que se utiliza hoje em dia no Bloco de Lagoa.

A visita, feita conjuntamente com membros da direcção da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão, incidiu sobre os trabalhos que estão a decorrer para a reabilitação do Bloco de Lagoa, com 1.300 hectares, num investimento total de 11 milhões de euros.

“Tivemos oportunidade de constatar in loco que se encontram praticamente concluídos os trabalhos das empreitadas de construção do depósito de regularização com 40.000 m3 de capacidade, das 2 estações elevatórias e de cerca de 80 km de condutas enterradas. Depois de concluídos estes investimentos, estima-se poupar até 2,5 hm3, ou seja metade do volume de água que se utiliza hoje em dia no Bloco de Lagoa”, refere a DRAP Algarve em nota de imprensa.

Diminuição das perdas de água

A distribuição da água neste perímetro de rega público, um dos três existentes no Algarve, e que conta com mais de 1.400 beneficiários (regantes), era até há pouco tempo exclusivamente gravítica, através de canais a céu aberto, apresentando por isso elevadas perdas de água, nomeadamente por evaporação e por infiltração devido às fugas existentes nas redes de distribuição primária e secundária, explica a DRAP Algarve.

E acrescenta que “com as profundas obras de reabilitação em curso, financiadas pelo Programa Nacional de Regadios, a breve trecho todo o perímetro de rega (Blocos de Lagoa e de Silves) passará a ser servido por sistemas pressurizados, sendo o fornecimento de água feito a pedido, com uma poupança muito significativa de água por via da minimização das perdas”.

Os projectos futuros da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão passam pela instalação de painéis fotovoltaicos flutuantes (instalados sobre a superfície dos reservatórios existentes) para promover a transição energética para fontes renováveis e garantir a auto-sustentabilidade na alimentação das estações elevatórias.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.