A Sovina propõe-se a debater o estado da cerveja, através de directos no seu Instagram. Ao longo de 6 conversas previstas para o mês de Abril, o mestre cervejeiro da Sovina, Fábio Torre, vai explorar com vários convidados a situação actual da indústria cervejeira e os desafios futuros que esta vai enfrentar.
Estas conversas, com a duração de 30 minutos, começam às 21 horas, em directo, no Instagram da Sovina, com excepção da segunda sessão, que decorrerá no Instagram do Esporão.
Conversas Sovina às 21 horas
13/04 – Conversa#1 com Octávio Costa, apresentador do podcast Estado da Cerveja e responsável pela organização do Art Beer Fest, em Caminha, para entender os desafios que a indústria cervejeira vai enfrentar no futuro.
15/04 – Conversa#2 – Prova de cervejas Sovina, com Fábio Torre, em directo no instagram Esporão.
17/04 – Conversa#3 com Tiago Lopes, apresentador do Podcast “Quem bebe por gosto”, para debater como vai evoluir o consumo de cerveja.
20/04 – Conversa#4 com Sérgio Cambas, responsável pel’O Paparico e pela Cervejaria Brasão, para analisar como é que o sector da restauração está a viver estes tempos e como pode reagir no futuro.
22/04 – Conversa#5 com Hugo Martins, responsável pela loja da Sovina, que vai explicar como fazer cerveja em casa.
24/04 – Conversa#6 Román Jové, responsável da espanhola Cervecera Península, para discutir como se podem adaptar os produtores de cerveja artesanal.
Cerveja artesanal
A Sovina foi pioneira no conceito de cerveja artesanal em Portugal. O impulsionador da ideia foi Alberto Abreu, após vários anos a aprofundar o conhecimento cervejeiro.
À paixão de Alberto, juntaram-se Arménio Martins e Pedro Sousa, motivados pelo comum entusiasmo pela cerveja e pelo seu fabrico, formando a empresa Os Três Cervejeiros.
O projecto começou em 2009, com uma loja cervejeira vocacionada para a formação e disponibilização de equipamentos e matérias-primas para produção de cerveja caseira. Mais tarde, em 2011, depois de dois anos a elaborar lotes experimentais e apurar receitas, foram produzidas e engarrafadas as primeiras cervejas Sovina, recorrendo somente a ingredientes naturais.
Ao longo do tempo a Sovina tornou-se uma referência no sector de cervejas premium em Portugal, contribuindo para a construção de uma cultura de cerveja.
Em 2018, a Sovina passou a fazer parte da família Esporão. À semelhança dos vinhos e azeites do Esporão, as cervejas Sovina são produtos naturais com uma base agrícola, enquadrando-se assim dentro da actividade da empresa e da sua constante motivação em inovar.
Agricultura e Mar Actual