A 20ª Edição do Congresso de Zootecnia – Zootec vai realizar-se de 5 a 7 de Abril de 2018 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real. Uma organização da Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ), que simultaneamente comemora os 40 anos de Ensino da Zootecnia em Portugal e os seus 30 anos de existência.
Serão muitos os temas a abordar nestes três dias de trabalho, entre eles o bem-estar animal, economia e gestão, instalações e equipamentos zootécnicos, melhoramento animal, nanozootecnia, nutrição e alimentação animal, políticas e legislação e produção animal e os serviços eco-sistémicos.
Zootécnicos na diáspora
O Congresso vai ainda falar de produções de abelhas, aves, bovinos de carne, coelhos, equinos, espécies cinegéticas, insectos, peixes, suínos, vacas leiteiras; de reprodução animal; tecnologia e segurança alimentar; zootecnia de precisão; zootecnia e o ambiente; zootecnia e produção de alimentos; e zootécnicos na diáspora.
Pode consultar o programa completo aqui.
Explicam os responsáveis pela APEZ que com a realização do seu I Encontro Nacional na Universidade de Évora, em 16 e 17 de 1988, verificaram o enorme interesse da classe por estudar e aprofundar os assuntos relacionados com a Zootecnia.
O êxito desse encontro conduziu à realização dos I, II e III Congressos de Zootecnia, realizados respectivamente: na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Novembro de 1989, na Universidade dos Açores em Novembro de 1990 e na Universidade de Évora em Abril de 1991. Seguiram-se, entretanto, muitos outros congressos, jornadas, simpósios, workshops.
Agricultura e Mar Actual