O 7º Congresso Internacional de Viticultura de Montanha (CERVIM) foi adiado para 12, 13 e 14 de Maio de 2022 (próximo ano), devido à pandemia Covid-19. No entanto, a ADVID — Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense informa que já no dia 13 de Maio de 2021 (quinta-feira), será organizado um pré-congresso digital. A participação é gratuita.
O evento é uma iniciativa do CERVIM – Centro de Investigação, Sustentabilidade Ambiental e Promoção da Viticultura de Montanha, com o patrocínio da OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho, e organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), da Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense e da Faculdade Ciências da Universidade do Porto.
Pode consultar o programa desta sessão online aqui e a fazer a sua inscrição aqui.
O Congresso
O 7º Congresso Internacional de Viticultura de Montanha e Encostas será, em Maio de 2022, a oportunidade para divulgar e actualizar as inovações científicas e técnicas da viticultura e enologia das regiões de montanha.
O Congresso contará com uma extensa programação científica, sessões e visitas técnicas, exposição fotográfica, mesas redondas e programação social.
As sessões científicas vão debater temas como: manter a sustentabilidade e a paisagem em vinhas com encosta íngreme; vinhas de montanha e declive acentuado: práticas agronómicas através de novas tecnologias; factores de qualidade para “vinhos”; vinhas de montanha e encostas íngremes: pessoas, história, economia e cultura.
Agricultura e Mar Actual