A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que, a 31 de Janeiro, foi confirmado um novo foco de infecção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) numa capoeira doméstica situada freguesia de Angeja, concelho de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro.
As medidas de controlo implementadas pela DGAV, de acordo com a legislação em vigor, incluem a inspecção aos locais onde a doença foi detectada, a remoção dos animais afectados e a limpeza e desinfecção, assim como a restrição da movimentação e a vigilância das explorações que detêm aves existentes nas zonas de restrição num raio de até 10 km em redor do foco detectado na capoeira doméstica, avança um comunicado de imprensa daquela Direcção-Geral.
“Perante a actual circulação persistente do vírus da GAAP, a DGAV reitera o apelo a todos os detentores de aves que cumpram com rigor as medidas determinadas pelo Edital n.º 29 da Gripe Aviária [ver aqui]. Salientamos que o confinamento de todas as aves detidas no território do continente é a medida mais eficaz para evitar contactos entre aves domésticas e aves selvagens, sendo essencial para prevenir novos focos de doença”, acrescenta o mesmo comunicado.
A DGAV recomenda ainda o “cumprimento das medidas de biossegurança e das boas práticas de produção avícola, evitando contactos directos ou indirectos entre as aves domésticas e as aves selvagens, reforçando os procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, e aplicando rigoroso controlo dos acessos aos estabelecimentos onde são mantidas as aves”.
Agricultura e Mar