A Conferência sobre Sines, a infra-estrutura da transição digital da Europa e do Mundo realiza-se no dia 11 de Janeiro, das 11 às 17 horas, em formato híbrido, no Edifício ZILS, Sines.
Esta iniciativa é organizada no âmbito do programa Invest in Alentejo, liderado pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, co-financiado pelo Alentejo 2020.
A Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) é a maior área de acolhimento empresarial de Portugal — gerida pela aicep Global Parques — Gestão de Áreas Empresariais e Serviços —, e recebe a segunda grande conferência “Encontros na ZILS: Sines Tech, EU-Atlantic Data Gateway Platform”, agora exclusivamente dedicada sobre a infra-estrutura da transição digital.
Nesta conferência irão ser partilhados investimentos futuros e discutido o potencial geoestratégico da ZILS para o estabelecimento de mais players na área das infra-estruturas de dados.
“Portugal poderá dar um contributo importante na implementação da Estratégia Europeia de Dados e na criação um mercado único de dados que garanta a competitividade global e a soberania da Europa, com enfoque na conectividade internacional através de cabos terrestres e submarinos, centros de dados e outras tecnologias que complementam a visão de uma União Europeia unida e virada para o exterior”, refere a organização da Conferência.
Investimentos
Sob a Presidência Portuguesa da União Europeia, a Plataforma Atlântica de Dados foi reforçada, com a entrada em operação do cabo Ellalink, um investimento de 150M€ co-financiado pela União Europeia, ligando a Europa (em Sines) à América do Sul (em Fortaleza).
Mas também pelo despontar de projectos de centros de dados, de que é exemplo o maior campus de dados alimentado por energias renováveis da Europa, o START Campus, um investimento de 3.500M€. Outros investimentos serão anunciados em breve.
A aicep Global Parques desenvolve o Sines Tech – Innovation & Data Center Hub, um “ecossistema digital capaz de oferecer uma solução totalmente integrada e atractiva de investimentos em estações de amarração de cabos submarinos de telecomunicações, bem como a instalação e operação de centros de dados, desenvolvendo assim em Portugal uma infra-estrutura que impulsiona a nossa economia digital”.
As inscrições nesta Conferência são gratuitas e podem ser feitas aqui.
Agricultura e Mar Actual