A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal , em colaboração com a Associação dos Agricultores de Trás-os-Montes (AATM) vai realizar um Colóquio subordinado ao tema “O Investimento Agrícola na Região de Torre de Moncorvo – Balanço e Perspectivas de Futuro”, no próximo dia 23 de Julho, a partir das 14h30, na Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo, no Largo da Corredoura.
Este Colóquio, que se insere no Programa da II Exposição de Empresas, Emprego e Empreendedorismo, a decorrer de 20 a 23 de Julho, tem como objectivo analisar as analisar as dinâmicas de investimento agrícola naquela região, particularmente nos sectores da olivicultura, viticultura e da amêndoa.
Programa
A sessão tem início às 14h30, com a abertura pelo presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, seguindo-se o director da AATM, João Barros e a Directora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves.
Às 15h00 tem lugar o colóquio “O Investimento Agrícola da Região de Torre de Moncorvo – Balanço e Perspectivas de Futuro”, com moderação de Francisco Silva, secretário-geral da Confagri e intervenções de Pedro Ribeiro, presidente do IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas; Catarina Dias, coordenadora do GAL Douro Superior; Américo Pereira, advogado e agricultor; e Carlos Duarte, director do IDARN — Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte.
Às 16h30 segue-se um debate e às 17h00 a cerimónia de encerramento com João Barros, director da AATM; Comendador Manuel dos Santos Gomes, presidente da Confagri; e Joaquim Barreto, presidente da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República.
II Exposição de Empresas, Emprego e Empreendedorismo
Relembre-se que a autarquia de Torre de Moncorvo organiza, de 20 a 23 de Julho, a II Exposição de Empresas, Emprego e Empreendedorismo.
A feira conta com mais de 70 expositores, entre artesãos, produtores de produtos regionais, restauração, expositores de máquinas e equipamentos, armeiros, produtores agrícolas e pecuários que estarão situados no Pavilhão Municipal e no Largo da Corredoura.
Concursos
Destaque para a realização de concursos de pesca ao Achigã, da Raça Churra, Cabra Serrana, Cão de Gado Transmontano e concurso de matilhas.
Haverá também um workshop de iniciação à prova dos vinhos e uma prova e demonstração de amêndoas e amêndoas cobertas.
Demonstração da equipa cinotécnica da GNR
Integrado no programa está ainda um passeio motard, espetáculo motard FreeeStyle, uma aula de zumba, uma demonstração de Kickboxing e exposição e demonstração da equipa cinotécnica da GNR Comando Territorial de Bragança.
Em complemento decorrerão os colóquios “Potencial Turístico do Lúcio nos Lagos do Sabor” em parceria com a Norbass e Clube de Caça e Pesca de Moncorvo, “O Investimento Agrícola na Região de Torre de Moncorvo – Balanço e perspectivas de Futuro”, realizado pela Confagri e “O Futuro do Olival e do Amendoal em Trás-os-Montes” da responsabilidade da APPITAD e do Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos.
Gastronomia
O evento conta ainda com uma parte gastronómica onde está inserido o Festival das Migas e do Peixe do Rio, que decorre de 19 a 21 de Julho.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, “sendo Torre de Moncorvo um concelho onde o sector primário, em especial a agricultura e a pecuária têm sido uma alavanca do empreendedorismo, essencialmente jovem, torna-se importante promover os recursos endógenos da região bem como criar sinergias que permitam a articulação entre os diversos agentes locais”.
A II Exposição de Empresas, Emprego e Empreendedorismo é co-organizada pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e pelo CLDS Moncorvo 3G.
Agricultura e Mar Actual