Os municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela e Sertã apresentaram candidaturas para recuperação de infra-estruturas municipais, no âmbito do Fundo de Emergência Municipal (FEM), no valor global de 17,2 milhões de euros.
Segundo uma nota de imprensa do Gabinete do Ministro Adjunto do primeiro-ministro, este mecanismo de auxílio financeiro foi accionado pelo Governo na sequência dos incêndios florestais do passado mês de Junho e que provocaram danos em infraestruturas, equipamentos e bens nos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela e Sertã.
Nesse sentido, o Governo decidiu, por Resolução do Conselho de Ministros do dia 12 de Julho, permitir a concessão de auxílios financeiros aos municípios afectados através do FEM sem o requisito da declaração de calamidade pública.
Para equipamentos essenciais
Estes apoios destinam-se à recuperação das infra-estruturas e equipamentos das autarquias que sejam considerados essenciais à vida das populações, nomeadamente nos domínios do abastecimento de água, estradas municipais e arruamentos urbanos, sinalética e segurança rodoviária ou equipamentos municipais de lazer e turismo.
Os apoios solicitados ao abrigo do FEM são os seguintes:
- Castanheira de Pera: 8 candidaturas, no valor total de 3.063 milhões de euros
- Figueiró dos Vinhos: 6 candidaturas, no valor total de 3 milhões de euros
- Góis: 5 candidaturas, no valor total de 2.134 milhões de euros
- Pampilhosa da Serra: 3 candidaturas, no valor total de 1.879 milhões de euros
- Pedrógão Grande: 5 candidaturas, no valor total de 4.806 milhões de euros
- Penela: 6 candidaturas, no valor total de 412 mil euros de euros
- Sertã: 6 candidaturas, no valor total de 1.998 milhões de euros
A decisão sobre os apoios a conceder prevê a avaliação rigorosa e documentada dos danos, salienta a mesma nota. A avaliação da elegibilidade destas candidaturas ao Fundo de Emergência Municipal e a fundos europeus está a cargo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Agricultura e Mar Actual