O Salão Nobre dos Paços do Concelho da Horta foi palco da reunião que juntou a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia da Ilha do Faial e o novo conselho de administração do IROA — Instituto Regional de Ordenamento Agrário. No centro da reunião, estiveram as necessidades de melhoria global do abastecimento de água à lavoura na Ilha do Faial, bem como a melhoria dos acessos às explorações agrícolas.
À margem deste fórum alargado, o executivo municipal reuniu também com o IROA para abordar questões pendentes, com destaque para a rede do IROA na Estrada Regional que liga a Caldeira à Ribeira do Cabo (Capelo), a Estação de Tratamento e Água do Cangueiro, a captação de água nas nascentes do Cabouco, bem como a obra da rede distribuidora no Caminho do Castelo, em Castelo Branco, avança uma nota de imprensa da autarquia.
“A Câmara Municipal considera que é preciso resolver com urgência o problema decorrente da desactivação da secção final da rede de abastecimento de água da chamada Estrada do Mato, situação que afecta os lavradores de Castelo Branco e do Capelo, e que segundo os mesmos se verifica desde Março de 2019”, afirma o presidente da Câmara, Carlos Ferreira.
O edil faialense acrescenta que “a correcção das anomalias que impendem a água das nascentes do Cabouco de chegar ao reservatório, a melhoria dos acessos às explorações, a electrificação e o trabalho global do IROA na ilha do Faial, são questões essenciais para o sector primário, para a nossa economia e para toda a nossa população”.
“Por todas estas razões, estas reuniões e a presença dos presidentes das Juntas de Freguesia foram muito importantes. Espero que o bom diálogo realizado dê agora lugar a concretizações concretas”, conclui.
Agricultura e Mar