Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola
Bem, confesso que adoro feijão-verde Por isso, agora que está a chegar a época mais quente do ano sabe mesmo bem fazer uma salada de feijão-verde para acompanhar com peixinho ou carne, não acham? A cultura do feijão- verde pertence à família das Fabáceas e há semelhança de outras culturas desta família possuem um ciclo cultural mais longo podendo ser colhidos ao fim de 4 a 5 meses. Neste novo artigo, vou partilhar convosco as principais informações que deve reter para que a tarefa de cultivar feijão verde seja bem fácil de executar. Confira abaixo as principais dicas sobre esta cultura.
Saiba mais sobre a planta
Comecemos por falar um pouco sobre a planta do feijoeiro. Com o nome científico Phaseolus vulgaris L., o feijoeiro caracteriza-se por possuir raízes aprumadas e superficiais. Tendo em conta o objectivo produtivo pelo qual está a produzir feijão, saiba que a duração do ciclo é variável. Para produzir grão, pode ter que esperar até 5 meses para colher os feijões secos. Para cultivar feijão verde, deve optar por variedades de ciclo mais precoce. Além disso, ao cultivar feijão verde saiba que posteriormente pode efectuar a colheita de forma escalonada consoante as suas necessidades de consumo.
Ao optar pelas variedades de feijão verde para cultivar, saiba que estas podem ser rasteiros ou de trepar (necessitando de um tutor para auxiliar o crescimento e desenvolvimento da planta). As suas vagens podem ser planas ou redonda como diferentes cores que podem ir desde o verde ao amarelo.
Como cultivar feijão-verde: exigências edáfo-climáticas da cultura
O feijão é uma cultura das estações da Primavera-Verão e por essa razão, necessita de temperaturas agradáveis para o seu crescimento e desenvolvimento (de 20 a 25ºC). Os solos que estão mais apto para a produção de feijão devem ser bem drenados, profundos e leves. Este requisito é muito importante pois caso não seja cumprido pode levar à asfixia radicular e à morte da cultura. O feijoeiro gosta de solos ligeiramente ácidos, sendo o pH ótimo para a cultura entre 6,0 a 6,5.
Como cultivar feijão-verde: as informações básicas
A cultura do feijão deve ser instalada em local definitivo (através de sementeira). Esta, pode ser feita desde os meses de Março a Junho consoante a variedade escolhida e as características da região. Para facilitar a germinação das sementes, pode e deve demolhá-las durante o dia anterior antes de colocá-las à terra. As sementes devem ser colocadas a cerca de 3cm de profundidade, colocando de 1 a 2 sementes por “covinha”. Aconselho na maior parte das vezes a fazer este processo para posteriormente permitir seleccionar a melhor planta.
As sementes de feijão devem ser colocadas no solo distanciadas 50 cm entre linhas e 20/25cm na linha.
Há quem semeie o feijão em tabuleiros e transplante para local definitivo quando a planta possua 3 a 4 folhas verdadeiras. Neste caso, a sementeira em tabuleiros deve ser feita antecipadamente quando comparada com a sementeira em local definitivo.
A germinação das sementes ocorre normalmente a partir do 8 dia ( ou até menos) e a partir desta etapa o feijoeiro começa a desenvolver-se vegetativamente. É principalmente nestas primeiras fases do ciclo cultura que a rega não deve ser descurada pois o stress hídrico pode ser muito prejudicial para a planta afectando a sua produtividade.
A rega é também importante na floração, altura em que a rega deve ser mais frequente. Nas restantes fases da cultura, uma rega com uma periodicidade de 4 em 4 dias é suficiente.
Em termos nutricionais, o feijoeiro não é uma cultura muito exigente. Caso possua um adubo orgânico de qualidade em casa, será o suficiente para esta cultura (incorpore o adubo antes da sementeira).
Em termos de pragas e doenças, o feijão-verde mostra-se bastante resistente. Por vezes, acabam por ser atacadas por caracóis e lesmas.
Como cultivar feijão-verde: use tutores
Existem vários tipos de tutores que pode utilizar na cultura do feijão-verde para auxiliar no seu crescimento. Há quem use fio, rede de tutoragem ou canas ( eu opto pelas canas).
É importante que há medida que a planta vai crescendo e atinge o tamanho do tutor, faça uma desponta. A desponta corresponde à eliminação da extremidade apical da planta para que o crescimento não seja em demasia.
Quando colher?
Quando o seu feijão-verde apresenta vagens com as sementes com muito pouco desenvolvimento e consistência tenra é uma boa altura para começar a colheita. Normalmente este período coincide com os meses de Junho, Julho e Agosto. Uma vez que o feijão-verde não tem um grande poder de conservação deve ser consumido imediatamente após a colheita. O método de conservação mais utilizado é o congelamento, embora a situação ideal é que os seus feijões-verdes vão directamente da sua horta para o seu prato.
Agricultura e Mar Actual