Início / Featured / Comissão Europeia: política comercial ‘recíproca’ proposta por Trump “é um passo na direcção errada”

Comissão Europeia: política comercial ‘recíproca’ proposta por Trump “é um passo na direcção errada”

A Comissão Europeia considera a política comercial ‘recíproca’ proposta pelo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, “um passo na direcção errada. A União Europeia [UE]continua empenhada num sistema de comércio mundial aberto e previsível que beneficie todos os parceiros”.

Numa declaração sobre a política aduaneira recíproca dos EUA, a Comissão realça que “a UE mantém alguns dos direitos aduaneiros mais baixos do Mundo e não vê qualquer justificação para o aumento dos direitos aduaneiros dos EUA sobre as exportações europeias. Direitos aduaneiros representam impostos. Ao imporem direitos aduaneiros, os EUA estão a tributar os seus próprios cidadãos, a aumentar os custos das empresas, a travar o crescimento e a fomentar a inflação. Estas barreiras aumentam a incerteza económica e perturbam a eficiência e a integração dos mercados mundiais”.

O comércio mundial “floresceu num quadro de regras previsíveis e transparentes e de direitos aduaneiros baixos. A UE trabalha há décadas com parceiros comerciais como os EUA para reduzir os direitos aduaneiros e outras barreiras comerciais em todo o mundo, reforçando esta abertura mediante acordos vinculativos no âmbito do sistema comercial baseado em regras que os EUA estão agora a comprometer”, acrescenta.

E adianta que a UE “prospera como uma das economias mais abertas do Mundo, com mais de 70 % das importações isentas de direitos aduaneiros. A média dos direitos aduaneiros aplicados pela UE às mercadorias importadas continua a ser uma das mais baixas a nível mundial. A integração económica e a eliminação dos entraves ao comércio têm sido fundamentais para o êxito da União Europeia”.

“Acreditamos em parcerias comerciais mutuamente benéficas e equilibradas, fundadas na transparência e na equidade. É também por esta razão que a UE dispõe da rede de acordos comerciais mais abrangente e com maior crescimento do mundo. A UE negociou e celebrou mais do triplo de acordos comerciais do que os EUA”, pode ler-se na mesma declaração.

A UE “reagirá com firmeza e de forma imediata contra obstáculos injustificados ao comércio livre e justo, incluindo se forem utilizados direitos aduaneiros para pôr em causa políticas jurídicas não discriminatórias. A UE protegerá sempre as empresas, os trabalhadores e os consumidores europeus de medidas pautais injustificadas”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

4º Prémio Europeu da Produção Biológica tem inscrições abertas até 27 de Abril de 2025

Partilhar              A Comissão Europeia já abriu as inscrições para a 4ª edição do Prémio Europeu da …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.