A Comissão Europeia lançou, no dia 26 de Janeiro, um novo Observatório Rural que fornece aos utilizadores uma grande quantidade de informações num único clique numa determinada zona “rural”, bem como em zonas classificadas como “urbanas” ou “intermédias” nos países da União Europeia (UE).
Por exemplo, densidade populacional, distância média dos estabelecimentos de saúde ou velocidade de banda larga em qualquer zona rural, município ou região da União Europeia, são algumas das informações disponibilizadas.
Mais e melhores dados são essenciais para compreender a dimensão rural das condições económicas, sociais e demográficas e agir sobre elas. O observatório permite comparar diversos territórios para reflectir as múltiplas dimensões e a diversidade das áreas rurais, refere uma nota de imprensa da Comissão Europeia.
Este observatório será usado para informar a formulação de políticas relacionadas às áreas rurais, para avaliar o impacto das iniciativas da UE em vários domínios políticos e para acompanhar o progresso em indicadores relevantes para o Plano de Acção Rural da UE e o Pacto Rural. Também fornecerá regularmente factos actualizados, inclusive para futuras decisões políticas.
Os dados do Observatório Rural são organizados em diferentes secções: “Rural Focus”; “Tendências”; e “My Place”.
A “Rural Focus” mostra como as áreas rurais em cada país se comparam com aquelas classificadas como urbanas ou intermediárias usando indicadores nos seguintes tópicos:
- Demografia e Migração
- Desenvolvimento Económico
- Mercado de trabalho
- Turismo
- Educação
- Infra-estrutura e Acessibilidade
- Inclusão social
- Meio Ambiente e Clima
- Saúde
Na secção “Tendências”, os usuários podem visualizar um mapa desses indicadores e comparar regiões, sub-regiões e municípios. Sempre que possível, também são apresentadas projecções futuras.
Já a secção “My Place” fornece uma visão geral detalhada de qualquer município. No caso de uma cidade ou vila, pode mostrar:
- a população, sua densidade e sua evolução ao longo do tempo
- a repartição do uso da terra
- o PIB
- a velocidade de banda larga
- o número de quartos disponíveis para turismo
- as distâncias médias a escolas, unidades de saúde, estações ferroviárias e cinemas.
A plataforma também pode comparar lugares diferentes, grandes ou pequenos, em todas essas categorias.
Pode aceder ao Observatório Rural aqui.
Agricultura e Mar