Início / Agricultura / Comissão Europeia lança observatório do mercado do azeite e das azeitonas de mesa

Comissão Europeia lança observatório do mercado do azeite e das azeitonas de mesa

O Observatório Europeu do Mercado do Azeite e das Azeitonas de Mesa arrancou ontem, 11 de Novembro, em Bruxelas, assinalando um marco significativo nos esforços da Comissão para promover a transparência do mercado e a cooperação no sector oleícola.

O Observatório Europeu do Mercado do Azeite e das Azeitonas de Mesa “servirá de plataforma de discussão e cooperação entre peritos que representam toda a cadeia de abastecimento, desde os produtores aos exportadores”, avança um comunicado da Direcção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia.

Este novo observatório seguirá o modelo dos observatórios do mercado já existentes para vários sectores agrícolas, nomeadamente o leite, as culturas e as frutas e produtos hortícolas. Através da recolha e avaliação de dados e estatísticas de mercado, o observatório elaborará relatórios e fornecerá informações sobre o mercado acessíveis a todos, adianta o mesmo comunicado.

“Com a produção de azeite da UE [União Europeia] a desempenhar um papel vital no mercado mundial, o lançamento do observatório marca um passo significativo no sentido de uma abordagem mais informada e proactiva para enfrentar os desafios do sector. Esta iniciativa faz parte dos esforços mais amplos da Comissão para promover a transparência do mercado e a cooperação no sector agrícola, contribuindo, em última análise, para um sector oleícola mais robusto e resiliente”, acrescenta a Direcção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

Pode acompanhar os dados do Observatório Europeu do Mercado do Azeite e das Azeitonas de Mesa aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.