O 2º Simpósio Nacional de Culturas Agroindustriais realzia-se no próximo dia 2 de Fevereiro de 2018, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém.
Trata-se de uma organização da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP), da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), FNOP — Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutos e Hortícolas e do COTHN — Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional.
Os temas em destaque neste evento são a segurança alimentar, a inovação, a certificação, a criação de marcas, a retirada de substâncias activas de produtos fitossanitários do mercado e a informação aos consumidores, conceitos tão importantes para o desenvolvimento e modernização da fileira agro-industrial.
Programa
O uso de drones e satélites na agricultura abre um amplo leque de possibilidades em I+D+i para os agricultores e, especificamente, neste symposium são propostos os seguintes tópicos, mas também têm lugar qualquer outro relacionado com a Engenharia Horticola, tais como a automação e robótica, sensing e visão artificial, sistemas de apoio para a tomada de decisões, agricultura de precisão, modelagem e simulação e apps e aplicações web, entre outros.
Tópicos que terão aplicação na gestão de recursos hídricos, invernadouros, colheitas de campo e árvores, gestão de energia, mecanização e construção Agrícola, viticultura e produção animal.
Pode ver o programa completo aqui.
Agricultura e Mar Actual