O vinho branco, feito com as castas Antão Vaz, Arinto e Viognier, destacou-se no DWWA – Decanter World Wine Awards 2022, com 93 pontos.
O Clássico Branco 2021 da Ravasqueira é um vinho branco descontraído, feito para acompanhar um largo espectro de ocasiões à mesa ou apenas como aperitivo. Sem estágio em madeira, revela-se exuberante com notas tropicais muito convidativas, fresco e vibrante.
Este vinho que pode ser encontrado por cerca de 5€ nas prateleiras, foi um dos vinhos mais cotados desta edição do DDWA – Decanter Wine World Awards. Este evento, já na sua 19ª edição, é um dos mais competitivos concursos de vinho do Mundo. O júri internacional não poupou nos elogios, referindo o aroma “a frutas tropicais, com pêssego e citrinos, e ao mesmo tempo um bouquet floral e de especiarias. Na boca sente-se a acidez e a envolvência com um final longo”
O resultado obtido, a classificação de 93 pontos, é a prova que o vinho, desenhado por David Baverstock, conquistou o coração dos provadores. O enólogo refere que “pretendemos fazer, nesta gama, vinhos que sejam imediatamente identificados com o estilo clássico do Alentejo mas com uma vivacidade e frescura que apaixone todos os consumidores, tornando-os propostas muito convidativas e com uma grande relação qualidade-preço”
Este vinho é feito a partir das castas Antão Vaz, Arinto e Viognier e apresenta uma cor límpida e brilhante esverdeada. No nariz, sente-se intensidade aromática com notas tropicais e de fruta fresca intensa, alperce e pêssego, que revelam um aroma pleno de carácter. Na prova, tem um ataque fresco, vibrante, com textura e volume, tudo em grande harmonia. Notas de espargos, mineral, muito equilibrado e possível de sentir a influência de cada uma das castas.
A Ravasqueira tem, consistentemente, obtido grandes distinções em múltiplos concursos de vinhos, nacionais e internacionais. A Ravasqueira com hoje com mais de 1000 medalhas nos seus vinhos nos últimos 20 anos.
Agricultura e Mar