O secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, participa na apresentação e assinatura do protocolo a celebrar entre a Comunidade Inter-municipal (CIM) da Região de Coimbra, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Fundo Ambiental, destinado à “Prevenção, controlo do jacinto de água no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra” e apresentação do projecto BioComp_3.0. A cerimónia arranca às 10 horas na Casa do Paço, na Figueira da Foz.
A sessão de abertura conta com as intervenções de Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Manuel Ângelo Rodrigues, do Politécnico de Bragança, e Helena Teodósio, vice-presidente da CIM da Região de Coimbra. João Paulo Catarino irá encerrar a sessão.
O jacinto de água, uma espécie exótica invasora, tornou-se uma preocupação crescente na Região de Coimbra, especialmente no município da Figueira da Foz, que, anualmente, enfrenta diversos impactos nas áreas do rio, marina, porto de pesca e praias, devido à propagação descontrolada desta espécie exótica invasora.
De rápida multiplicação, o jacinto de água forma densos tapetes na superfície da água, prejudicando ecossistemas aquáticos e a biodiversidade local, afectando negativamente actividades económicas, como a pesca e o turismo.
Depois da apresentação e assinatura deste protocolo, será apresentado o projecto BioComp_3.0, que visa estudar métodos de valorização do jacinto-de-água, após a sua retirada das linhas de água. Este projecto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, resulta de uma parceria da CIM da Região de Coimbra com o Instituto Politécnico de Bragança e a Escola Superior Agraria de Coimbra, integrando a experiência dos agentes do território com o conhecimento científico.
Após a realização desta sessão, irá decorrer uma visita de campo com uma explicação de ambos os projectos numa linha de água invadida com o jacinto-de-água, no Rio Foja (Maiorca).
Agricultura e Mar