O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) associou-se a um novo projecto financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O INSEAFOOD – Inovação e valorização dos recursos alimentares marinhos: desafios e oportunidades locais – é uma das linhas de investigação, que vai explorar novas técnicas de produção de espécies economicamente importantes, tais como a ostra do Pacífico (na foto) e os peixes ósseos (como o robalo), que desempenham um papel importante no sector da aquicultura.
A pesquisa vai centrar-se também na na monitorização de populações de algas marinhas e de ouriços-do-mar Europeu da costa marítima norte. O objectivo desta linha de investigação é gerar conhecimento científico de elevada qualidade e inovação, através da produção de recursos alimentares marinhos de valor acrescentado levando a uma melhor e sustentável performance dos mercados alimentares.
Este projecto reúne uma equipa multidisciplinar, formada por vários grupos de investigação do CIIMAR e complementada por jovens investigadores e estudantes de doutoramento.
O projecto pretende promover a protecção e gestão dos recursos naturais para uma exploração sustentável do mar, melhorar o desempenho dos sistemas de produção através de uma abordagem orientada para o mercado e desenvolver sistemas de aquicultura sustentável para as espécies produzidas, assegurando a segurança e qualidade nutricional dos produtos marinhos produzidos.
Serão realizadas acções de formação com vista à implementação de boas práticas para a produção e protecção destes espécies, quer com diferentes stakeholders da economia do mar e sector agroalimentar, quer com o público em geral.
O primeiro workshop do projecto contou com cerca de 55 participantes, incluindo investigadores de diversas áreas e empresas e entidades como o Fórum Oceano, a AICEP PortugalGlobal, a RiaSearch, a SORGAL, a Bivalvia-Mariscos da Formosa, a VIOR, a Associação Portuguesa de Aquacultores, a Conservas Portugal Norte, a APHORT e ainda a Escola de Hotelaria do Porto.
Agricultura e Mar Actual