O CiB — Centro de Informação de Biotecnologia organiza mais um webinar, no dia 8 de Outubro a partir das 17 horas, desta vez para discutir o tema “OGM – Autorização de importação de novas variedades para colmatar a escassez de proteínas” na União Europeia. As inscrições são gratuitas.
“Como País dependente da produção externa de fontes de proteína, sobretudo soja, precisamos de uma mudança na política de Bruxelas, com maior previsibilidade e estabilidade, em que as decisões devem ser tomadas numa base científica”, refere a organização do evento.
Debate
Neste webinar vão estar em debate temas como a necessidade de uma nova política de aprovação de OGM na UE, o Plano Europeu de Proteína, a Estratégia ‘Farm to Fork’ e a nova Agenda de Inovação para a agricultura.
Promovido pelo CiB — Centro de Informação de Biotecnologia, com o apoio do ITQB NOVA e da IACA — Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais, este encontro online será moderado por Jaime Piçarra, secretário-geral da IACA, e terá como oradores José Palha, agricultor e presidente da direcção da ANPOC —Associação Nacional de Produtores de Cereais, António Tavares, presidente do Grupo de Trabalho da Carne de Porco do COPA-COGECA, da directora de Serviço de Nutrição e Alimentação na DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, Mestre Paula Bico, e, como comentador, terá o Professor Manuel Chaveiro Soares, especialista em produção e nutrição animal.
Novas autorizações
Com este evento, o CiB e parceiros pretendem reforçar a necessidade de a União Europeia permitir novas autorizações para a importação de mais variedades geneticamente modificadas.
“Esta medida assume particular relevância para países como Portugal e os outros Estados Membros da UE, dada a sua condição de extrema dependência do exterior para garantir o abastecimento suficiente de proteína vegetal para utilização em rações para animais, garantindo a competitividade e sustentabilidade da fileira pecuária”, realça o CiB.
E acrescenta que “a questão da proteína assume assim uma importância estratégica, para além do facto de ser indispensável para a alimentação, quer humana, quer animal”.
Inscrições
As inscrições para este webinário são gratuitas mas de registo obrigatório aqui. Uns dias antes do evento receberá o link para assistir.
Agricultura e Mar Actual