Início / Agricultura / Celorico de Basto constrói três campos de reprodução do coelho bravo para repovoar Zona de Caça Municipal

Celorico de Basto constrói três campos de reprodução do coelho bravo para repovoar Zona de Caça Municipal

A Câmara Municipal de Celorico de Basto construiu três campos de reprodução do coelho bravo. O objectivo é reforçar a actividade cinegética durante os próximos anos, com a reprodução de coelhos que irão repovoar a zona de caça Municipal.

Dois dos campos ficam localizados na união de freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe e o outro campo, na união de freguesias de Canedo de Basto e Corgo.

“Estes campos de reprodução foram feitos à semelhança do Habitat natural dos coelhos bravos, onde será assegurada a alimentação adequada, as melhores condições de salubridade e condições de reprodução, assegurando a proliferação desta espécie. Os mesmos serão libertados na Zonas de Caça Municipal com o intuito de repovoar e por consequência permitir melhores condições para a prática da caça e uma maior preservação da fauna existente” disse Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara municipal de Celorico de Basto.

De forma efectiva, foi efectuada uma melhoria na sinalização venatória, em toda a Zona de Caça Municipal, permitindo uma fácil identificação da mesma, por todos os caçadores. Foram criados três campos de reprodução com sementeiras de centeio, trigo, aveia e azevém e dois abrigos artificiais em cada campo garantindo o abrigo e as condições de reprodução da espécie cinegética. Estas medidas irão permitir o repovoamento do coelho bravo na Zona de Caça Municipal.

Estas intervenções contaram com um investimento global de 73.752 euros sendo que 27.078 destes foram co-financiados pelo PDR 2020, na medida 8.2.1 – gestão de recursos cinegéticos, tendo o Município de Celorico de Basto suportado o restante valor no total de 46.675 mil euros.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.