O Grupo Parlamentar do Partido do Centro Democrático Social (CDS-PP) recomenda ao Governo que desenvolva programas de incentivo ao investimento agrícola no sector leiteiro. Por outro lado, defende a atribuição de apoios destinados à inovação e tecnologia agrícola para o sector leiteiro e a promoção de campanhas de estímulo ao consumo de leite e dos seus derivados.
Explicam os democrata-cristãos, no seu Projecto de Resolução nº 651/XVI/1, entregue na Assembleia da República, que “o sector do leite, em particular, enfrenta desafios únicos. Não por não cumprir as regras impostas pela Comissão Europeia, mas por ter dificuldade em escoar todo o leite que produz”.
“O leite português é conhecido internacionalmente pela sua qualidade. Portugal tem mais de 3.500 produtores e emprega mais de 11.500 pessoas no sector”, salientam os deputados do CDS, adiantando que “esta actividade agrícola representa 10% da produção agrícola e 14% da indústria alimentar, em Portugal, revelando-se fundamental para a economia nacional, sendo ainda responsável pela fixação de pessoas em zonas rurais do País e pela protecção e sustentabilidade da paisagem rural”.
Por outro lado, frisam que, em 12 anos, perdeu 75% dos produtores e, “apesar de os que restam estarem mais confiantes, continuam a enfrentar inúmeros desafios para manter a actividade”.
Alerta ainda o Grupo Parlamentar do CDS, no seu Projecto de Resolução, que “o litro de leite está a ser vendido a uma média de 0,45 euros, valor que está estabilizado há alguns meses e que não deverá ter mudanças nos próximos tempos. Contudo, o preço praticado é, em muitas ocasiões, insuficiente para suportar os custos de produção”.
Agricultura e Mar