Início / Featured / CDS Açores: investigação científica deverá ser prioridade da Região

CDS Açores: investigação científica deverá ser prioridade da Região

O deputado Rui Martins do CDS-PP declarou nesta quinta-feira, 15 de Julho, em reunião plenária da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, que “é uma responsabilidade deste Parlamento e do Governo dos Açores promover e estreitar relações com os Centros de Investigação da Região, com a Universidade dos Açores e demais investigadores”.

Rui Martins defende, por isso, que “também o Governo Regional deve assumir como prioritária a aposta na ciência, contrariando as baixas taxas de execução que se verificaram nesta área no ano anterior, na ordem dos 50%, da responsabilidade do anterior executivo. O investimento na ciência deve ser robusto e constante, com objectivos claros e definidos, e deverá constituir um dos pilares da política regional”.

Na sua intervenção, o deputado salientou a importância da produção científica nos Açores, exemplificando o estudo nas áreas marinhas na Ilha do Faial e o imenso potencial de que a Região dispõe, derivado da “porta aberta para o mar profundo que possuímos, a qual suscita e desencadeia elevado interesse por parte de uma multiplicidade de intervenientes, projectando o nosso território além-fronteiras no mundo da ciência”.

O deputado recordou a participação de investigadores açorianos no painel de oradores do fórum dedicado à exploração do Espaço e dos fundos oceânicos GLEX – Global Exploration Summit, a passagem do Ocean Explorer pelos Açores, visando a produção de conteúdos para a National Geographic e que contou com investigadores do Okeanos, assim como a classificação do Arquipélago dos Açores como um Hope Spot (“Local de Esperança”) para a proteção dos oceanos pela fundação Mission Blue.

Ecoturismo 

“Pretende-se que a Região seja uma referência no ecoturismo e na monitorização e conservação de ecossistemas”, afirmou Rui Martins, acrescentando que “o CDS-PP desde há muito que aponta a economia azul como um pilar fundamental para o desenvolvimento económico e social dos Açores”, realça o Grupo Parlamentar do CDS Açores em nota de imprensa.

O deputado do CDS-PP enalteceu ainda “a apresentação, pelo Centro de Investigação Okeanos, da plataforma de vídeo de baixo custo Azor drift-cam, a qual visa conhecer todos os elementos topográficos da zona económica exclusiva (ZEE) dos Açores até aos 1000 metros de profundidade”.

Os exemplos referidos pelo deputado “são a parte visível do trabalho e do mérito dos nossos investigadores, que captam financiamento externo para a Região. São a prova que a ciência e a investigação científica têm sido auto-suficientes e podem desempenhar um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento económico e social dos Açores”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.