Início / Featured / PSD quer extensão do sistema de monitorização de tráfego de navios nos Açores

PSD quer extensão do sistema de monitorização de tráfego de navios nos Açores

O deputado do PSD Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, fez ver ontem, 14 de Julho, ao ministro do Mar “a necessidade urgente da abrangência às regiões autónomas do Sistema VTS (Vessel Traffic Service), que permite monitorizar o tráfego marítimo com precisão”.

Diz uma nota de imprensa do PSD Açores que o social democrata lembrou que, em Janeiro de 2020, “o Governo abriu um concurso, visando a revisão e actualização do estudo das condições para a implementação dos subsistemas de VTS dos Açores e da Madeira e da sua integração no sistema VTS do Continente”.

Paulo Moniz quer saber “qual a previsão das datas de lançamento para o concurso de implementação destes dois subsistemas”, frisando que aquela tecnologia permite monitorizar o tráfego marítimo “de uma forma semelhante ao que acontece no controlo do tráfego aéreo”, explicou.

“Trata-se de uma preciosa ferramenta no auxílio à navegação, e para quem utiliza o mar no seu dia a dia ou para recreio, sendo por isso muito importante para uma região arquipelágica como os Açores”, acrescentou o parlamentar.

Da mesma forma, Paulo Moniz questionou o governante sobre “as verbas que estão, ou que vão ser, orçamentadas, naturalmente fruto desse estudo, cujo concurso foi aberto em Janeiro do ano passado”.

E também para saber “quais são as fontes de financiamento para estes projectos, o Orçamento do Estado, o PRR ou o quadro comunitário plurianual?”, perguntou o deputado açoriano.

“Para quando se prevê o início da obra, no terreno, daqueles dois importantes subsistemas, que serão usados, na sua prioridade enquanto função de gestão do tráfego marítimo?”, reforçou, ressalvando se “complementarmente, a informação que disponibilizam também será partilhada com as entidades que têm responsabilidades da salvaguarda da vida humana e da segurança no mar”, concluiu Paulo Moniz.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

9º Encontro Nacional pela Justiça Climática realiza-se de 5 a 7 de Abril em Boticas 

Partilhar              O Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC) está de volta para a sua 9ª edição …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.