O Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova organiza mais um Café de Ciência no próximo dia 22 de Março, a partir das 18h30, desta vez dedicado à Agricultura Regenerativa, tendo como convidado Luís Neves, especialista de produção em solo no Food4Sustainability.
Este Café de Ciência acontece no âmbito do projecto MEDEAT_BB – Rede Territorial para a Alimentação Sustentável e Equilibrada, promovido pela ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul, em parceria com a Pinhal Maior, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, o Food4Sustainability, o CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco e o Centro Ciência Viva da Floresta.
Como é que a agricultura regenerativa pode contribuir para uma agricultura mais sustentável? E qual o impacto para o território? Estas são algumas da respostas que vão ser dadas no evento.
Mas o Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova avança já que “a agricultura regenerativa é de elevada importância pois integra os animais, sendo estes fundamentais para o controlo das infestantes tanto nos sistemas agrícolas como florestais. Por outro lado, permite a sustentabilidade do ecossistema, revelando-se de excepcional importância em zonas extremas, e socialmente debilitadas e envelhecidas. Pode assim criar-se uma agricultura progressiva apoiada na silvo-pastorícia, dinamizando as espécies autóctones”.
Licenciado em Agronomia, Luís Neves é um especialista de produção em solo no Food4Sustainability onde desenvolve trabalhos com a produção, no sentido de implementação de soluções ambientalmente sustentáveis.
Actualmente está a trabalhar com os agricultores fornecendo ferramentas para uma alteração dos meios de produção, para soluções mais sustentáveis, redução da pegada do carbono e regeneração dos solos.
A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui.
Agricultura e Mar