A CBRE, consultora líder mundial na prestação de serviços para o sector imobiliário acaba de criar uma equipa de avaliações, a nível ibérico, para o sector de agribusiness. Esta equipa tem profissionais distribuídos pelos escritórios da CBRE em Lisboa, Valência, Madrid, Sevilha e Málaga.
Durante o ano de 2022, o sector de agribusiness ganhou uma “especial relevância no panorama do imobiliário ibérico e a consultora avaliou mais de 40.000 hectares de amendoal, olival, vinha e frutos exóticos, entre outras industrias, o que vem justificar este passo na área de avaliações”, refere a empresa em nota de imprensa.
Com esta nova equipa, que conta com diversos avaliadores especializados no sector agrícola, a CBRE “consegue dar resposta à forte procura que se tem vindo a sentir nesta área”. Assim, a consultora, que já prestava este serviço, vem agora “consolidá-lo de uma forma mais consistente, prestando um scope de serviços mais vasto e alinhado a nível ibérico”.
Ainda em pipeline está a expansão para a região Norte de Portugal, onde será possível cobrir o mercado vitivinícola e para Zaragoza, de forma a cobrir o mercado no Norte de Espanha, adianta a mesma nota.
Apesar do departamento de Agribusiness na Península Ibérica ter sido criado em 2021, o ano passado gerou o segundo maior negócio acompanhado pela consultora em Portugal, o que vem demonstrar o potencial do sector agrícola.
“Nos últimos anos, confirmámos a nossa suspeita de que o mercado de agribusiness foi uma excelente aposta da CBRE e, devido ao volume de negócio que tem vindo a representar, tornou-se imperativo consolidar a nível ibérico um serviço de avaliações específico, com profissionais de excelência, capazes de prestar um serviço ímpar e completo nesta indústria. Somos a única consultora imobiliária, à data de hoje, com uma alta especialização no sector agrícola, não só na parte da transacção, mas agora também na avaliação”, afirma Frederico Borges de Castro, senior diretor of valuations da CBRE.
Agricultura e Mar