Início / Agricultura / Koppert apresenta nova geração do bioinsecticida Mycotal

Koppert apresenta nova geração do bioinsecticida Mycotal

A Koppert acaba de apresentar a nova geração do bioinsecticida Mycotal, utilizado em controlo biológico de mosca branca e tripes, garantindo que “foi alvo de melhorias no processo de fabrico que o tornam mais eficaz e prolongam a sua vida útil”.

“Fruto de um processo de melhoria contínua, levado a cabo pela equipa de investigação da Koppert, a sua gama de produtos microbiológicos foi optimizada para garantir que os agricultores continuam a beneficiar de soluções de elevada qualidade para protecção biológica das culturas”, refere a empresa em nota de imprensa.

O Mycotal é um fungo entomopatogénico que actua como solução natural no controlo de inúmeras pragas em culturas de estufa: hortícolas, ornamentais, viveiros e pequenos frutos. Este bioinsecticida contém blastósporos de Lecanicillium muscar iumVe6. Estes esporos germinam rapidamente após a pulverização do produto nas culturas, as hifas penetram no interior do organismo da praga, multiplicam-se e destroem os tecidos do hospedeiro.

“É seguro e fácil de usar, e pode ser aplicado com equipamentos de pulverização convencionais. E tem como vantagem o facto de não deixar resíduos nas culturas, respondendo às exigências actuais da cadeia de valor agroalimentar”, realça a mesma nota.

E adianta que a melhoria do Mycotal consistiu na verificação da qualidade dos esporos do Mycotal ao longo do seu processo de fabrico, na optimização de procedimentos a jusante e na aplicação das novas metodologias à escala industrial. No departamento de investigação e desenvolvimento da Koppert foram feitas dezenas de medições e verificações detalhadas que resultaram em ajustes operacionais e num procedimento de produção mais controlado, para evitar mudanças de temperatura durante os processos de fermentação e concentração.

Maior prazo de validade

A melhoria do processo de fabrico levou a uma maior eficácia do Mycotal e ao aumento da sua vida útil. Guido Roozemond, responsável por esta gama de produtos na Koppert, afirma que “a melhoria do processo produtivo resultou claramente num melhor desempenho do produto em várias culturas agrícolas e em diversos países. Estas melhorias estarão patentes no rótulo do produto em breve”.

Ensaios de campo comprovaram que a nova geração do Mycotal proporciona uma eficácia semelhante ou melhor do que outros produtos químicos ou biológicos utilizados na protecção das plantas para as mesmas finalidades. “A Koppert tem vindo a investigar, em laboratório e no campo, o uso do Mycotal para controlo de outras pragas em novas culturas, e acredita que o potencial deste produto é enorme e que ele será alargado a novas finalidades nos próximos anos”’, acrescenta Guido Roozemond.

A nova geração do Mycotal já está disponível em todos os países onde o produto está registado, incluindo em Portugal.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Festival de Observação de Aves volta a Sagres de 3 a 6 de Outubro. Águia-calçada é a estrela deste ano

Partilhar              A freguesia de Sagres, no concelho de Vila do Bispo volta a receber, entre os …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.