Frutos Frescos

Bananika. Sidra sustentável de banana da Terceira é finalista dos prémios ARIA 2024. Vote até 1 de Dezembro

Portugal tem três finalistas na edição de 2024 dos Prémios de Inspiração Agrícola e Rural – ARIA 2024, que tem por lema “Empowering young people” (Empoderamento dos jovens). Os projectos nacionais a concurso são Bananika na categoria “Agricultura Inteligente e Competitiva”, Espaço Utopia em “Protecção do Ambiente” e Quinta da …

Ler mais »

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 28 Outubro a 3 Novembro 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Na região Trás-os-Montes, área de mercado Bragança, verificou-se uma subida nas cotações da castanha “Judia” e “Longal” em 14% e 13% respectivamente, produto apresentou boa qualidade. Apesar da oferta ter vindo a aumentar, também se verificou …

Ler mais »

Autoridade da Concorrência não se opõe à aquisição da Frutíssima pela Indumape

A Autoridade da Concorrência informa que adoptou uma decisão de não oposição na operação de concentração que consiste na aquisição, pela Indumape, do controlo exclusivo da Frutíssima – Concentrados de Frutos da Cova da Beira. A Frutíssima é uma empresa activa na fabricação de sumos de fruta, produzindo concentrados de …

Ler mais »

PS defende linha de crédito para apoiar replantação dos pomares de pomóideas afectados por fogo bacteriano

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) recomenda ao Governo a “adopção de medidas de combate ao fogo bacteriano e estenfiliose e de apoio financeiro aos produtores afectados por estas doenças”, tal como a criação de uma linha de crédito específica para apoiar a replantação em todo o território nacional …

Ler mais »

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 21 a 27 Outubro 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Na região Trás-os-Montes, área de mercado Bragança, teve início a campanha de produção e comercialização da castanha “Judia” e “Longal”. A cotação da castanha de variedades temporãs teve uma subida em 25%, a colheita atingiu o …

Ler mais »

Adrepes faz visita técnica à Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade

A Adrepes – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal associou-se ao Município de Sesimbra numa visita técnica à Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade (ENFVN) e à Central Fruteira CooperFrutas, no dia 21 de Outubro. A visita técnica foi realizada no Dia Internacional da Maçã e insere-se nas …

Ler mais »

5º Balanço de Campanha dos Citrinos marcado para 6 de Novembro. Água no Algarve em debate

O COTHN-CC — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências e a AlgarOrange — Associação de Operadores de Citrinos do Algarve encontram-se a organizar o 5º Balanço de Campanha dos Citrinos, a realizar-se no dia 6 de Novembro, na Universidade do Algarve. O objectivo é promover “um amplo …

Ler mais »

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 14 a 20 Outubro 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Na região Trás-os-Montes, área de mercado Bragança, teve início a campanha de produção e comercialização da castanha de variedades temporãs. A qualidade é boa com calibres razoáveis. Na região da Beira Litoral, área de mercado Viseu, …

Ler mais »

INE: fogo bacteriano e estenfiliose levam a mais uma campanha de pêra no Oeste com quebras de produção

Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) realçam que “o receio do efeito da estenfiliose e do fogo bacteriano levou alguns produtores a anteciparem a colheita [de pêra], sem que os frutos tenham alcançado o ponto óptimo de maturação, apresentando assim níveis de dureza mais elevados”. Segundo o Boletim …

Ler mais »

Previsões do INE apontam para produção de castanha de melhor qualidade e superior à das duas últimas campanhas

Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) consideram que se as condições continuarem favoráveis, tudo indica que a produção de castanha será de melhor qualidade e consideravelmente superior à das duas últimas campanhas, a que acresce o facto de existirem novos soutos a entrarem em produção. Segundo o Boletim …

Ler mais »