Início / Agenda / Castro Verde é Reserva da Biosfera da UNESCO. ACOS aplaude, mas alerta para alterações climáticas
Foto: Nicola Di Nunzio

Castro Verde é Reserva da Biosfera da UNESCO. ACOS aplaude, mas alerta para alterações climáticas

A ACOS – Associação de Agricultores do Sul congratula-se com a classificação do concelho de Castro Verde como Reserva da Biosfera da UNESCO e felicita os subscritores da candidatura, a Associação de Agricultores do Campo Branco, o Município de Castro Verde e a Liga para a Protecção da Natureza. Mas alerta para a necessidade de “mitigar os efeitos das alterações climáticas já sentidas na região”.

A distinção foi atribuída pelo Conselho de Coordenação Internacional do Programa MaB (Man & the Biosphere), na passada quarta-feira, dia 14 de Junho, na sede da UNESCO, em Paris.

Por considerar bastante relevante o trabalho realizado, a ACOS, manifestou, “desde o início, o seu apoio a esta candidatura. Salienta a importância do trabalho em parceria que tem vindo a ser realizado no sentido de gerar desenvolvimento, com preservação da biodiversidade, compatibilizando a actividade agrícola com a conservação da natureza”, refere um comunicado daquela associação alentejana.

Extensa zona de sequeiro

Os responsáveis pela ACOS explicam que o Campo Branco é uma extensa zona de sequeiro com uma importante actividade pecuária – designadamente bovinos, ovinos e suínos – cereais e montado, onde as adversidades têm vindo a ser transformadas em desafios, por via de um trabalho conjunto entre as diferentes instituições e a comunidade de agricultores local.

Mas, o reconhecimento e visibilidade internacional dos valores naturais e dos produtos locais, potenciados pela classificação da UNESCO com a recém distinguida Estepe Cerealífera de Castro Verde, “fazem aumentar a necessidade de tomada de medidas a curto, médio e longo prazo para mitigar os efeitos das alterações climáticas já sentidas na região”, alerta a ACOS.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.