Portugal acaba de receber a primeira árvore eólica. É no CascaiShopping que é possível encontrar esta inovação, que irá permitir ao centro “melhorar o desempenho energético e reduzir a pegada de carbono”. A árvore está localizada no parque de estacionamento exterior.
“A sustentabilidade é um dos principais pilares dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra e o CascaiShopping continua a surpreender e a ser pioneiro nesta área. O centro recebeu aquela que é a primeira árvore eólica em Portugal e a segunda na Península Ibérica”, refere uma nota de imprensa do Sonae.
Esta inovação, cuja produção esteve a cargo da empresa portuguesa Resul, tem a forma de uma árvore e um sistema modular que possibilita uma capacidade de geração de energia até 5.400Wh, através das mini turbinas com formato de folhas.
A produção de electricidade inicia com ventos menos fortes (<2 m/s) e produz quase 300 dias por ano, sendo capaz de reduzir mais de 6,5 toneladas de CO2/ano, gerando um enorme potencial de redução do consumo energético do Centro.
“Recebermos a instalação da primeira árvore eólica em Portugal vem reforçar a enorme vontade do CascaiShopping em estar sempre atento a oportunidades pioneiras e inovadoras que não só melhorem o desempenho do Centro, como a experiência de quem o visita. Sendo a sustentabilidade um pilar presente no trabalho diário do Centro, é para nós um enorme orgulho podermos anunciar esta novidade”, refere Carla Bonito, directora do CascaiShopping.
Em 2022, no que diz respeito a inovação, o CascaiShopping já tinha avançado com a instalação de paragens de autocarros com bancos aquecidos e passadeiras inteligentes nos parques de estacionamento, tendo sido o primeiro centro comercial em Portugal a fazê-lo em ambas as ocasiões.
Além disso, este Natal, o Centro reforçou a sua posição face à eficiência energética, mantendo as luzes de Natal apagadas até dia 1 de Dezembro, e a partir dessa data, ligando-as apenas desde as 18h00.
Entre as medidas que têm vindo a ser implementadas no CascaiShopping e que já permitiram reduzir em 2022 o consumo energético em 28%, face a 2019, destacam-se também a optimização dos horários de funcionamento e set-points das unidades de tratamento de ar; o ajuste nos set-points de água fria da central de frio mediante o período do ano que nos encontramos (Verão ou Inverno); a substituição da iluminação tradicional por tecnologia LED; e a otimização dos horários de funcionamento da iluminação, especialmente durante o período em que o centro está encerrado, entre outras.
Agricultura e Mar