O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, comparou a selecção de castas de uva portuguesas à Selecção Nacional de Futebol, elegendo a “touriga nacional” como o Cristiano Ronaldo dessa selecção.
A comparação do ministro da Agricultura surgiu no discurso de abertura da “Dão Capital 2016 – Mostra da Vinhos e Iguarias”, uma iniciativa organizada pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão, pela Rota dos Vinhos do Dão e pela Revista dos Vinhos, que decorre entre os dias de hoje, 15 de Julho, e amanhã no Páteo da Galé, Praça do Comércio, em Lisboa.
Capoulas Santos enalteceu a qualidade dos vinhos portugueses, sublinhando que “a vitivinicultura é actividade muito importante da agricultura nacional”. O ministro destacou a qualidade dos vinhos do Dão, tendo recebido a notícia de que iam ser ali apresentados os primeiros Dão Nobre, uma categoria de vinhos de excelência que, estando já legalmente criada, não tinha sido ainda atribuída a nenhum vinho.
Na visita ao certame, o ministro teve oportunidade de provar estes novos vinhos, atestando que “são de facto produtos nobres”.
Agricultura e Mar Actual