Início / Agricultura / Capoulas Santos: “produtores de leite merecem todo o apoio do Governo”

Capoulas Santos: “produtores de leite merecem todo o apoio do Governo”

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirma que “os produtores de leite merecem todo o apoio do Governo”, devido ao decréscimo continuado dos preços neste sector.

As declarações surgem no dia em que produtores de leite e carne marcaram uma marcha lenta de tractores entre Ovar e Estarreja. Os agricultores exigem melhores preços e a reposição do regime de quotas leiteiras.

“Eu conheço os produtores de leite e eles conhecem-me. Sabem que sempre estive ao seu lado e que sempre me bati pela defesa de um sector que é talvez aquele que exige maior esforço e implica uma certa penosidade”, referiu também Capoulas Santos em declarações à agência Lusa.

O ministro sublinhou que os produtores de leite “trabalham 24 horas por dia, todos os dias do ano, uma vez que as vacas são ordenhadas pelo menos duas vezes em cada 24 horas”.

É preciso repor sistema de quotas na UE

“Os produtores de leite merecem ainda que o Governo se bata em Bruxelas pela necessidade de repor o regime de quotas leiteiras na União Europeia”, afirmou Capoulas Santos. E acrescentou que “a União Europeia tomou uma decisão errada de por fim ao regime de quotas”.

“Ao fazê-lo, a União Europeia libertou todo o potencial de produção da Europa, provocou o aumento da oferta e, quando numa economia de mercado há um aumento da oferta, os preços baixam”, disse também.

Assim, “é necessário voltar ao regime de quotas. Infelizmente, a Comissão Europeia tem vindo a recusar essa hipótese, porque existe ainda uma maioria de Estados-membros que se opõem a essa possibilidade”.

“De qualquer modo, tenho assistido nos últimos nove meses a mudanças de posição muito importantes no Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia, e estou convencido que – mais tarde ou mais cedo – qualquer mecanismo de reposição dos limites de produção terá de ser adoptado na Europa, se a Europa quiser salvar o seu sector leiteiro”, concluiu.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.