O Chile é o novo mercado para exportação de produtos à base de carne de porco a que os produtores portugueses podem aceder a partir de agora, devendo os operadores interessados proceder ao registo na Base de Dados do Serviço Agrícola e Pecuário Chileno até ao dia 24 de Outubro (mais informação aqui).
O registo será feito através de formulário a disponibilizar pelos serviços regionais da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária.
Alternativas para a produção nacional
Para o ministro da Agricultura, “este é o resultado do esforço que o Governo tem vindo a levar a cabo no sentido de encontrar alternativas para a produção nacional, nomeadamente para um sector que recentemente se viu confrontado com o embargo comercial de um dos principais importadores da União Europeia, a Rússia”.
Luís Capoulas Santos recorda que “a suinicultura nacional sofreu bastante com o embargo russo e também com a redução drástica das exportações para Angola e Venezuela, dois mercados igualmente importantes para a produção nacional”.
Por esse motivo, Capoulas Santos congratula-se agora com esta notícia, lembrando que “o Governo tem negociações abertas com mais de duas dezenas de mercados tendo em vista a sua abertura à produção nacional, pelo que há fortes estímulos para que os produtores nacionais prossigam também os seus esforços de internacionalização”.
Agricultura e Mar Actual