O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, anunciou ontem, 26 de Fevereiro, a abertura de um concurso de três mil euros por equipa de sapadores “para que seja possível dotá-las de novos equipamentos de protecção”. As candidaturas estão já abertas.
“Em 2018, já está a decorrer um concurso para criar 100 novas equipas de sapadores florestais e para reequipar outras 35”, afirmou o ministro da acrescentando que o Governo “aumentou o montante financeiro” para estas equipas.
Outra medida anunciada por Capoulas Santos é a diminuição do número de dias de serviço público que as brigadas de sapadores que funcionam em organizações de produtores florestais prestam ao Estado.
Resposta aos profissionais
Capoulas Santos, anunciou este conjunto amplo de medidas para reequipar os sapadores em resposta aos profissionais que limpavam o mato em Bouceiros, Porto de Mós, onde acompanhou uma acção de limpeza de um terreno público.
“O Governo reduziu esse número de dias [de serviço público] para que os sapadores possam actuar mais no privado e, com isso, fazerem mais receitas, para garantir o seu funcionamento”, referiu ainda o ministro.
E concluiu que “nos últimos 15 anos, houve um grande esquecimento dos sapadores, o que obriga o Governo a ir tão longe quanto possível no esforço de melhoria de meios financeiros para apoiar essas equipas”.
Agricultura e Mar Actual