A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, com o objectivo de “contribuir para a desmistificação de muitas das ideias erróneas que persistem acerca do sector produtivo e de fazer chegar ao consumidor informação factual e correcta sobre a forma como se produzem os alimentos que, todos os dias, chegam à mesa de todos”, em parceria com empresas e entidades ligadas ao sector agrícola, tomou a iniciativa de produzir uma mini-série televisiva, “A Vida dos Alimentos”.
Com transmissão na CNN Portugal, o primeiro episódio desta série, que será dedicado ao tomate, irá para o ar já este sábado, dia 24 de Setembro, pelas 16h15, repetindo no domingo às 09h45 e segunda-feira às 02h15.
O primeiro episódio será dedicado a conhecer o alimento tomate. Semanalmente, serão “desmistificadas ideias feitas e erradas sobre a produção alimentar, contribuindo para a clarificação dos consumidores acerca dos alimentos que, todos os dias, chegam à sua mesa”
“Nunca, como agora, se produziram alimentos com padrões de segurança alimentar tão elevados e com tanto foco na sustentabilidade ambiental. Mas, ainda assim, o agricultor confronta-se, apesar de tudo, com desconfiança por parte da sociedade”, diz a Confederação em nota de imprensa.
E acrescenta que o “facto de os produtores sentirem que a agricultura é, muitas vezes, mal compreendida por uma grande parte da população, que vive afastada do mundo rural e desconhece o processo de produção de alimentos, levou a CAP e outros parceiros a lançar esta série televisiva com o intuito de clarificar o grande público sobre o rigor, as exigências e as especificidades envolvidas no processo de produção dos alimentos”.
A série conta com oito episódios, em que sete deles dão a conhecer o processo produtivo de um alimento (nomeadamente, tomate, azeite, cenoura, milho, amêndoa, pêra e maçã) e o último é dedicado ao processo logístico, dando a conhecer o percurso dos alimentos até chegar à prateleira dos supermercados.
Os episódios têm uma duração de cerca de 10 minutos e terão uma versão mais curta, de 60 segundos, que será repetida também na TVI e na rede social Facebook, nas páginas da estação televisa e da CAP.
Agricultura e Mar