A 32ª edição da Expofacic – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede decorre em entre 25 de Julho e 4 de Agosto. O anúncio foi feito a 1 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a maior feira nacional do sector, e na qual o Município de Cantanhede participou em parceria com a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.
A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, acredita que a Expofacic de 2024 “proporcionará, mais uma vez, 11 dias inesquecíveis”, só possível mercê da dedicação de “uma equipa empenhada e dedicada, que abraça este desafio com um notável entusiasmo. Dentro de um rigor orçamental do qual não abdicamos, tentamos definir um cartaz musical ecléctico, que agrade aos mais novos e aos mais velhos”, avança uma nota de imprensa da autarquia.
Helena Teodósio destaca ainda a importância da Expofacic, “como a feira de actividades económicas, a gastronomia e as exposições temáticas”.
500 espaços expositivos
“A Expofacic conta com 500 espaços expositivos, onde as empresas podem estabelecer um contacto mais próximo com os clientes, mas também o movimento associativo tem a oportunidade de dinamizar as mais de quatro dezenas de tasquinhas”, detalhou a autarca.
Sobre a presença do Município de Cantanhede na BTL, Helena Teodósio agradeceu a colaboração dos agentes económicos do sector – a restauração a hotelaria e as empresas de produção de vinhos vocacionadas para o enoturismo –, no âmbito de uma parceria que tem vindo a ser “cada vez mais efectiva”.
Já o vice-presidente da Câmara Municipal e presidente INOVA-EM, Pedro Cardoso, adianta que “sendo o mais relevante e popular evento de Cantanhede, a Expofacic quer continuar a crescer cultural, social e economicamente, mas também imprimir uma dinâmica de riqueza e emprego”, acrescentando que “uma das mais maiores virtudes da Expofacic, ao longo dos anos, tem sido o sentimento de pertença que desperta junto da comunidade”.
Depois de anunciar os primeiros 6 nomes da 32.ª Expofacic, Pedro Cardoso, mostrou-se convicto de que, entre 25 de Julho e 4 de Agosto, todos os caminhos vão dar à Expofacic, evento que conta anualmente com mais de 400 mil visitantes, “um número 11 vezes maior que a população do concelho, o que espelha bem o impacto que tem não apenas no Município, mas também na região Centro”.
Agricultura e Mar