Início / Agricultura / Câmara do Seixal alerta para a praga da lagarta-do-pinheiro

Câmara do Seixal alerta para a praga da lagarta-do-pinheiro

A Câmara Municipal do Seixal alerta que, entre Dezembro e Março, a lagarta-do-pinheiro começa a descer da árvore para se enterrar na terra, cumprindo a “procissão” de que recebe o nome. “É nesta altura do ano que a praga se encontra mais visível no concelho, sendo nesta fase que constitui um perigo para a saúde das pessoas e animais domésticos”.

Explica a autarquia que a lagarta-do-pinheiro também conhecida como processionária (Thaumetopoea pityocampa Schiff) é um insecto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal. A partir de Dezembro/Janeiro, surgem as filas de lagartas a descer pelos troncos e são os seus pelos urticantes que, em contacto, podem provocar alergias na pele, no sistema ocular e no aparelho respiratório. As crianças e os animais domésticos, principalmente os cães, são os principais afectados, pelo que se vir ninhos de lagarta-do-pinheiro deve tomar as medidas de controlo necessárias.

“Todos os anos, entre Setembro e Novembro, é realizado o controlo desta praga pela Câmara Municipal do Seixal, através do tratamento por micro-injecção dos pinheiros em parques, jardins, escolas e espaços de jogo e recreio infantil. A câmara municipal também procede à colocação e monitorização de ninhos para nidificação de predadores naturais desta praga (chapim), que ajudam a regular a sua população e manter o equilíbrio natural”, garante a autarquia em nota de imprensa.

Complementarmente, a autarquia adianta que “desenvolve acções de sensibilização junto da população, nomeadamente através do incentivo à preservação dos predadores naturais e cuidados a ter na fase de maior risco de contacto. Tendo em conta que a erradicação da lagarta-do-pinheiro é virtualmente impossível e ecologicamente indesejável, a sensibilização da população que com ela contacta anualmente é uma prioridade para o município”.

Projecto O Chapim Vai à Escola

Em Janeiro de 2023, e no âmbito do projecto O Chapim Vai à Escola, foram realizadas duas actividades de sensibilização ambiental sobre a questão da lagarta-do-pinheiro, as causas e os desafios e estratégias de controlo desta espécie de uma forma mais sustentável e ecológica, recorrendo aos seus predadores naturais: uma actividade com a Associação de Escoteiros de Portugal, Grupo 269 – Fernão Ferro no Parque Urbano de Fernão Ferro (Parque das Lagoas) e outra com alunos da Escola Básica da Quinta da Cabouca.

Estas duas actividades de sensibilização ambiental envolveram 62 participantes e a actividade realizada com os escoteiros resultou ainda na colocação de cinco caixas-ninho no Parque Urbano de Fernão Ferro (Parque das Lagoas).

No ano de 2023, foram monitorizadas 54 caixas-ninho, instaladas em vários espaços verdes do concelho. No final do período de reprodução, apenas restavam 51, 19 das quais ocupadas com ninhos completos, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 37%. A taxa de ocupação das caixas-ninho instaladas, na época de reprodução de 2023, é bastante satisfatória, tendo em conta o contexto periurbano do Seixal.

Se detectar a presença de lagartas-do-pinheiro ou de ninhos no espaço público, evite qualquer tipo de contacto e avise a autarquia através dos seguintes contactos:

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.