A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) está já a pensar em 2018 e a organizar 30 missões empresariais, 11 seminários e 11 workshops “One-to-One”, entre outras iniciativas. Estas fazem parte do novo plano de actividades da área internacional proposto pela Câmara de Comércio para 2018.
“Este plano vem, uma vez mais, reforçar a vertente de internacionalização e de exportação das empresas portuguesas e pretende apoiá-las de uma forma muito próxima e customizada a alcançarem os seus objectivos de expansão comercial em novas geografias”, diz fonte institucional da Câmara.
Para além dos mercados já bastante procurados pelos portugueses, e que a Câmara de Comércio tem acompanhado anualmente “com sucesso”, tais como os da Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Irão, Israel, Marrocos, México ou Polónia, a CCIP vai mais longe no próximo ano, apostando em novos países com potencial de crescimento e que se revelam receptivos aos produtos portugueses. “Iremos liderar as empresas a mercados como Argentina, Costa do Marfim, Egipto, Etiópia, Indonésia, Kuwait, Peru, Tunísia, entre outros”, dizem os responsáveis por aquele entidade.
Seminários “Meet-to-Market”
No plano para o próximo ano, além dos seminários “Meet-to-Market”, que aprofundam a realidade económica e comercial de um determinado país, aquela Câmara vai promover sessões individuais e personalizadas entre as empresas e os seus representantes locais em determinados mercados através dos workshops “One-to-One”, que lhes permitirão avaliar as oportunidades “à sua medida” existentes nesses mercados.
De destacar ainda o evento Embtalk, uma espécie de “Ted Talks” que conta com a participação de Embaixadores estrangeiros em Lisboa, em que cada um terá 10 minutos para apresentar um caso de sucesso de uma empresa (de preferência, portuguesa) que se tenha internacionalizado no país que representa.
Nos últimos quatro anos, a Câmara de Comércio organizou 45 missões empresariais, envolvendo cerca de 300 empresas, com um grau de satisfação sobre as consequências de cada uma dessas iniciativas a rondar os 90%.
Para consultar o plano de acções internacionais clique aqui.
Agricultura e Mar Actual