As candidaturas à 12ª edição do Prémio Nacional de Agricultura (PNA), já estão abertas. Uma parceria entre o BPI e a Cofina (Correio da Manhã e Jornal de Negócios), que conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e da Alimentação e o apoio da PwC. O evento de lançamento decorreu hoje, no BPI All in One de Lisboa (Saldanha), e contou com a presença da ministra da tutela, Maria do Céu Antunes.
O Prémio Nacional de Agricultura tem como objectivo premiar casos de sucesso da agricultura, agroindústria, florestas e pecuária, apostando, na edição de este ano, nos eixos “Sustentabilidade” e “Inovação”, em linha com os principais desafios do sector, refere uma nota de imprensa do BPI. As candidaturas deverão ser efectuadas, até 31 de Outubro.
A Categoria Sustentabilidade pretende o reconhecimento de empresas que se distingam pelas políticas ESG (ambiente, social e governação), nomeadamente através da valorização do património ambiental, dos trabalhadores e da sociedade envolvente, incluindo a promoção da economia local e nacional.
Já a Categoria Inovação pretende o reconhecimento de empresas, de qualquer sector de actividade, que desenvolvam soluções disruptivas e inovadoras (processos, produtos, novos projectos) para a agricultura, agroindústria, florestas e pecuária.
Outra das novidades é a criação da categoria especial “Institucional” (por nomeação), com o objectivo de reconhecer entidades relevantes ou projectos que promovam a investigação, o conhecimento e o envolvimento do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, na procura das melhores soluções para o sector.
Tal como em edições anteriores, o Prémio Nacional de Agricultura vai distinguir uma personalidade pelo seu percurso e relevante contributo para os sectores da agricultura, agroindústria, florestas e pecuária.
Para Pedro Barreto, administrador do BPI, “o PNA permite dar voz à agricultura, reconhecendo o que de melhor se faz em Portugal neste sector. Esperamos, uma vez mais, vir a receber candidaturas de projectos inovadores e de enorme valor acrescentado. É extraordinário o esforço de investimento que está a ser feito no processo de descarbonização e de redução da pegada ecológica”.
Em 11 anos, o PNA recebeu mais de 10 mil candidaturas e atribuiu cerca de 150 prémios e menções honrosas.
Candidaturas
As candidaturas deverão ser efectuadas, até 31 de Outubro, exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Agricultura (aqui). As candidaturas serão avaliadas pela PwC, por Comités Técnicos e por um Júri. Os vencedores serão anunciados em Fevereiro de 2024.
Agricultura e Mar