As bordadeiras da Região Autónoma da Madeira terão um aumento de 2,5%. Trata-se de um valor acima da inflação e que representa 5 cêntimos a mais por cada 100 pontos, passando de 1,86 para 1,91 o valor por ponto.
Isso mesmo foi anunciado pelo Secretário Regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, durante a entrega dos “Prémios de Qualidade às Bordadeiras de Casa 2015” que teve lugar no IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, ontem 21 de Dezembro.
Este ano foram contempladas 39 bordadeiras com este galardão sendo 8 mil euros o valor total dos prémios.
Na intervenção, Humberto Vasconcelos começou por referir que este aumento “vem premiar e dar importância ao sector ao mesmo tempo que irá permitir um aumento real do poder de compra bordadeiras”.
No que diz respeito à comercialização do Bordado Madeira, o governante regional mostrou-se optimista em relação ao sector em especial pelo grande esforço do IVBAM que levou a um aumento das vendas em relação ao no anterior.
Segundo fez saber, este ano já foram realizadas várias reuniões com o sector “para fazermos um trabalho conjunto de promoção. Pensamos que para o próximo ano poderá haver um melhoramento em novos mercados e também no mercado interno com novas promoções e novas formas de divulgar o produto junto de potenciais clientes”.
Agricultura e Mar Actual