Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores
Mercado europeu
Semana de inflexão da tendência, precisamente na altura em que os pesos estão a cair mais forte do que nunca, mas também depois de um Verão em que os preços do resto da Europa foram constantemente pressionados e agora também estão em queda.
Com base na primeira premissa, mas compreendendo a segunda, os produtores argumentam que a descida deve ser moderada uma vez que continua a haver falta de porcos, ao contrário do que se passa em muitos países da Europa.
Acresce que em Portugal e Espanha há um feriado na próxima semana, pelo que não se alterará substancialmente o equilíbrio entre a oferta e a procura que vem desde o início do Verão.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Nota:
- Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 15/2024 (15/04 a 19/04): Espanha 1,80; França 1,76 Alemanha 1,73; Países Baixos 1,70; Bélgica 1,77; Dinamarca 1,45.
- Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
- Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.
Tendência geral
As descidas em toda a Europa já são uma constante há algumas semanas. A Alemanha baixou 16 cêntimos por kg vivo nas últimas 6 semanas, França baixou 10 cêntimos em duas semanas e a Dinamarca continua em descida contínua. Em todos estes países há menos porcos do que nunca, mas a Alemanha continua com fraca procura interna e com persistentes problemas com a PSA, França não acomodou bem as subidas das semanas precedentes e a Dinamarca continua a tentar ser competitiva no mercado externo, sem grandes hipóteses porque os EUA estão também a baixar as suas cotações.
Agricultura e Mar