Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores
Mercado europeu
Os porcos estão cotados em valores recorde por toda a Europa e ainda não se perspectiva fim à vista para esta subida. Se recuarmos ao início de 2022, onde os porcos atingiram preços bastante baixos, desde então valorizaram 80%, mas o indicador mais impressionante é a subida de 207% dos leitões e 218% das porcas.
Se já eram previsíveis preços altos para 2023, nem nas previsões mais optimistas se imaginava que as cotações estivessem a este nível já em Fevereiro.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Nota:
- Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 07/2023 (20/02 a 24/02): Espanha 1,85; França 1,87; Alemanha 1,80; Países Baixos 1,69; Bélgica 1,84; Dinamarca 1,40.
- Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
- Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.
Tendência geral
Dentro das subidas importa interpretar o nível das subidas em cada um dos países. A Alemanha em duas semanas subiu 20 cêntimos (28 em três semanas) e França 11,2 cêntimos, indicando a escassez de porcos face às necessidades de abate.
Já a Dinamarca está só agora a subir as suas cotações (de 5 em 5 cêntimos por semana), mas continua com o preço bem abaixo dos concorrentes europeus, evidenciando que a exportação para mercados terceiros demora a arrancar, pelo menos na Europa.
Os países asiáticos têm níveis consideráveis de stock e se querem comprar, encontram mais barato no Brasil, Canadá e EUA.
Agricultura e Mar