O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, enalteceu hoje, 26 de Julho, a “responsabilidade social” e o “sentido empresarial” da Conseran – Conservas do Atlântico Norte, cuja fábrica na Madalena do Pico foi hoje inaugurada.
Este foi, sublinhou o governante, um “acto de inspiração” que José Manuel Bolieiro defende que vai valorizar o potencial económico dos Açores e do Atlântico Norte. “Portugal cumpre-se como verdadeiro País, com projecção de futuro, se olhar a sua dimensão atlântica, considerando as ilhas e o mar das regiões autónomas”, declarou, falando na sessão de abertura da unidade fabril.
Nesse sentido, o investimento da Conseran, liderada por José Maria Freitas, é “gerador de riqueza, emprego e desenvolvimento”, e é aliado de um “sentido estratégico do uso de dinheiros públicos” de apoio ao empreendedorismo e às empresas, disse Bolieiro, segundo nota de imprensa do Executivo açoriano.
Ex-quadros da Cofaco
José Manuel Bolieiro lembrou que “parte significativa” da força laboral da Conseran advém de ex-quadros da Cofaco, o que resulta num “benefício mútuo”. A “empresa ganha com a experiência dos trabalhadores, maioritariamente mulheres, e estes regressam na plenitude ao mercado de trabalho”.
Depois, o presidente do Governo Regional teceu elogios ao “espírito empreendedor de José Maria Freitas”, empresário que soube ver o “potencial” da economia azul e que, com um “investimento pessoal penhorado”, soube perceber a “identidade do povo e a cultura quer do Pico quer dos Açores”.
Na sessão estiveram presentes, entre vários convidados, os secretários Regionais com as tutelas das Finanças e Mar e Pescas, Duarte Freitas e Manuel São João, respectivamente.
Agricultura e Mar