O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu hoje, 13 de Abril que a Região deve receber no “mínimo” 7% do valor total atribuído a Portugal pela Comissão Europeia no âmbito da reserva de crise da agricultura, ou seja, pelo menos 9,1 milhões de euros.
“Queremos, obviamente, que a Região Autónoma dos Açores seja incluída e receba deste envelope da reserva de crise para Portugal uma percentagem”, considerou, falando do pacote, fechado em Bruxelas, de 500 milhões de euros para os produtores agrícolas mais afectados pela guerra na Ucrânia.
José Manuel Bolieiro falava após se ter reunido esta manhã com o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, em que anunciou uma série de apoios ao sector agrícola para mitigar aumento dos preços e diminuir necessidades de importação. Encontro em que também esteve presente o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura.
Em nota de imprensa, o Executivo regional realça que o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, “valorizou as medidas anunciadas pelo presidente do Governo, destacando que o Executivo açoriano está a ir além dos apoios da República e dos Estados-membros da União Europeia”.
Agricultura e Mar