Início / Agenda / BGI organiza workshop sobre produção de leite e da indústria de lacticínios. Participação gratuita

BGI organiza workshop sobre produção de leite e da indústria de lacticínios. Participação gratuita

A Building Global Innovators (BGI), com o patrocínio do EIT Food — a maior rede de inovação alimentar da Europa —, está a organizar o workshop EIT Food SUDAPS – Inovar a produção de leite e lacticínios em Portugal. Esta  iniciativa terá lugar no dia 16 de Novembro, em formato online, entre as 8h45 e as 17h30, e tem participação gratuita (inscrições no fim do artigo).

Destinado a produtores de leite e lacticínios, assim como a trabalhadores ou estudantes da mesma área, este workshop pretende dotar as partes interessadas de novos conhecimentos relativos a métodos e técnicas de produção de leite e derivados, para fazer face aos desafios enfrentados pelo sector.

Sustentabilidade e inovação

O workshop EIT Food SUDAPS focar-se-á em temas como a sustentabilidade e a inovação aplicadas à produção de leite e contará com a presença de especialistas na área, promovendo a transferência de conhecimentos para as empresas produtoras de leite e lacticínios e o estreitamento dos laços entre a academia e a indústria.

“Por se tratar de uma indústria tão relevante no nosso País — em 2020, a produção de leite em Portugal ultrapassou os 2 mil milhões de litros e a de produtos derivados as 100 mil toneladas —, é urgente aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas que nela actuam. Daí a relevância de que se reveste o EIT Food SUDAPS”, realça a organização do evento.

A BGI, “por acreditar no potencial dos empresários rurais portugueses e no poder da inovação europeia”, associa-se a este projecto na “esperança de fazer a diferença no sector”. De acordo com Cláudia Carocha, gestora de projectos sustentáveis e alimentares na BGI, “o leite e seus derivados representam uma fatia considerável da produção agrícola em Portugal, sendo por isso importantes iniciativas, como o SUDAPS, que visem promover a inovação junto do sector”.

Este projecto é desenvolvido em simultâneo noutras geografias europeias, nomeadamente Espanha, Grécia e Lituânia. Em Portugal, além da BGI, este evento é organizado pela Universidade de Turim (Itália), e pelo Laboratório Colaborativo FeedInov.

O EIT Food é uma comunidade de conhecimento e inovação — Knowledge and Innovation Community (KIC) — estabelecido pelo European Institute for Innovation & Technology (EIT), um órgão independente da União Europeia criado em 2008 para promover a inovação e o empreendedorismo na Europa. É a maior rede de inovação alimentar da Europa, trabalhando para tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis, saudáveis e confiáveis.

Agenda:

Workshop Produção de Leite

8h45 – 9h00: Sessão de abertura

9h00 – 10h00: Sessões plenárias

  1. Urgente: Certificação credível e transparente em bem-estar animal, com George Stilwell (Universidade de Lisboa)
  2. A 3.ª ordenha como ferramenta económica, com Luís Figueiredo (SVA, Serviços Veterinários Associados)
  3. Estratégias nutricionais e eficiência produtiva: os grandes motores na redução da pegada de carbono, com Elisabete Martins (Escola Universitária Vasco da Gama, Montalvo SA)
  4. Gestão e tratamento de chorumes para uma produção leiteira sustentável, com Henrique Trindade (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)

10h00 – 10h15: Pausa para café

10h15 – 11h45: Mesas redondas temáticas

11h45 – 12h00: Sessão de encerramento

Workshop Transformação do Leite

14h15 – 14h30: Sessão de abertura

14h30 – 15h30: Sessões plenárias

  1. Mercado do leite e lacticínios, com Vítor Martinho (Instituto Politécnico de Viseu)
  2. Promoção e crescimento sustentável nas indústrias do leite e derivados, com Daniel Pina Cabral e David Cardoso (Bracing Advisors)
  3. Soluções eco inovadoras para o tratamento e valorização dos resíduos dos lacticínios, com Maria de Fátima Carvalho (Instituto Politécnico de Beja)
  4. DaVaca – Lacticínios do Monte: um projecto de valorização do leite na exploração, com Mirjam Buil (DaVaca – Lacticínios do Monte)
  5. Podemos inovar os queijos tradicionais?, com Marta Santos (SENRAS Dairy)

15h30 – 15h45: Pausa café

15h45 – 17h15: Mesas redondas temáticas

17h15 – 17h30: Sessão de encerramento

As inscrições já se encontram disponíveis aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.