Início / Agenda / BGI organiza workshop sobre produção de leite e da indústria de lacticínios. Participação gratuita

BGI organiza workshop sobre produção de leite e da indústria de lacticínios. Participação gratuita

A Building Global Innovators (BGI), com o patrocínio do EIT Food — a maior rede de inovação alimentar da Europa —, está a organizar o workshop EIT Food SUDAPS – Inovar a produção de leite e lacticínios em Portugal. Esta  iniciativa terá lugar no dia 16 de Novembro, em formato online, entre as 8h45 e as 17h30, e tem participação gratuita (inscrições no fim do artigo).

Destinado a produtores de leite e lacticínios, assim como a trabalhadores ou estudantes da mesma área, este workshop pretende dotar as partes interessadas de novos conhecimentos relativos a métodos e técnicas de produção de leite e derivados, para fazer face aos desafios enfrentados pelo sector.

Sustentabilidade e inovação

O workshop EIT Food SUDAPS focar-se-á em temas como a sustentabilidade e a inovação aplicadas à produção de leite e contará com a presença de especialistas na área, promovendo a transferência de conhecimentos para as empresas produtoras de leite e lacticínios e o estreitamento dos laços entre a academia e a indústria.

“Por se tratar de uma indústria tão relevante no nosso País — em 2020, a produção de leite em Portugal ultrapassou os 2 mil milhões de litros e a de produtos derivados as 100 mil toneladas —, é urgente aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas que nela actuam. Daí a relevância de que se reveste o EIT Food SUDAPS”, realça a organização do evento.

A BGI, “por acreditar no potencial dos empresários rurais portugueses e no poder da inovação europeia”, associa-se a este projecto na “esperança de fazer a diferença no sector”. De acordo com Cláudia Carocha, gestora de projectos sustentáveis e alimentares na BGI, “o leite e seus derivados representam uma fatia considerável da produção agrícola em Portugal, sendo por isso importantes iniciativas, como o SUDAPS, que visem promover a inovação junto do sector”.

Este projecto é desenvolvido em simultâneo noutras geografias europeias, nomeadamente Espanha, Grécia e Lituânia. Em Portugal, além da BGI, este evento é organizado pela Universidade de Turim (Itália), e pelo Laboratório Colaborativo FeedInov.

O EIT Food é uma comunidade de conhecimento e inovação — Knowledge and Innovation Community (KIC) — estabelecido pelo European Institute for Innovation & Technology (EIT), um órgão independente da União Europeia criado em 2008 para promover a inovação e o empreendedorismo na Europa. É a maior rede de inovação alimentar da Europa, trabalhando para tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis, saudáveis e confiáveis.

Agenda:

Workshop Produção de Leite

8h45 – 9h00: Sessão de abertura

9h00 – 10h00: Sessões plenárias

  1. Urgente: Certificação credível e transparente em bem-estar animal, com George Stilwell (Universidade de Lisboa)
  2. A 3.ª ordenha como ferramenta económica, com Luís Figueiredo (SVA, Serviços Veterinários Associados)
  3. Estratégias nutricionais e eficiência produtiva: os grandes motores na redução da pegada de carbono, com Elisabete Martins (Escola Universitária Vasco da Gama, Montalvo SA)
  4. Gestão e tratamento de chorumes para uma produção leiteira sustentável, com Henrique Trindade (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)

10h00 – 10h15: Pausa para café

10h15 – 11h45: Mesas redondas temáticas

11h45 – 12h00: Sessão de encerramento

Workshop Transformação do Leite

14h15 – 14h30: Sessão de abertura

14h30 – 15h30: Sessões plenárias

  1. Mercado do leite e lacticínios, com Vítor Martinho (Instituto Politécnico de Viseu)
  2. Promoção e crescimento sustentável nas indústrias do leite e derivados, com Daniel Pina Cabral e David Cardoso (Bracing Advisors)
  3. Soluções eco inovadoras para o tratamento e valorização dos resíduos dos lacticínios, com Maria de Fátima Carvalho (Instituto Politécnico de Beja)
  4. DaVaca – Lacticínios do Monte: um projecto de valorização do leite na exploração, com Mirjam Buil (DaVaca – Lacticínios do Monte)
  5. Podemos inovar os queijos tradicionais?, com Marta Santos (SENRAS Dairy)

15h30 – 15h45: Pausa café

15h45 – 17h15: Mesas redondas temáticas

17h15 – 17h30: Sessão de encerramento

As inscrições já se encontram disponíveis aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Componentes em cortiça by Amorim ajudam a reduzir pegada de carbono dos pavimentos

Partilhar              Os componentes de cortiça NRT62 com e sem barreira de vapor by Amorim, produtos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.