A cidade de Barcelos acolheu hoje, 29 de Maio, um evento dedicado à sustentabilidade, organizado pelo H2O & Sustainability Innovation Hub. “As alterações climáticas geraram um aumento da frequência de ocorrências extremas, como, por exemplo, os períodos de seca severa ou inundações, por isso a necessidade de optimização de perdas e consumo de água, eficiência energética, eficiência hídrica, gestão mais eficiente de resíduos, entre outros, torna-se cada vez mais relevante uma abordagem integrada e cientificamente robusta em relação aos mesmos”., avança uma nota de imprensa da autarquia.
Esta iniciativa, que contou com a presença do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, mobilizou para Barcelos uma série de painéis de discussão sobre temas como os desafios e oportunidades do sector das águas em Portugal, a importância da tecnologia na obtenção de ganhos de eficiência nas concessões/serviços de água e saneamento, normas de relato de sustentabilidade da União Europeia (UE) e o seu impacto no reporte de ESG e apresentações de soluções inovadoras por parte de startups.
Um evento que surgiu da necessidade de “promover discussões significativas sobre como podemos criar um futuro mais sustentável”, segundo Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting e coordenador do H2O & Sustainability Innovation Hub.
Na abertura da iniciativa, que decorreu no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave, o presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino Lopes, mostrou a sua “satisfação pela nossa Cidade acolher um evento desta natureza, com grande diversidade temática e com palestrantes de reconhecida capacidade técnica e científica. Certamente nos trarão experiências, contributos e horizontes muito válidos para enfrentarmos os desafios que se nos colocam ao nível da sustentabilidade ambiental, social, empresarial e económica”.
“Ficamos muito entusiasmados em trazer o H2O & Sustainability Innovation Hub para Barcelos e promover discussões significativas sobre como podemos criar um futuro mais sustentável”, acrescenta Telmo Vieira, Managing Partner da PremiValor Consulting e coordenador do H2O & Sustainability Innovation Hub.
Agricultura e Mar