Portugal tem três finalistas na edição de 2024 dos Prémios de Inspiração Agrícola e Rural – ARIA 2024, que tem por lema “Empowering young people” (Empoderamento dos jovens). Os projectos nacionais a concurso são Bananika na categoria “Agricultura Inteligente e Competitiva”, Espaço Utopia em “Protecção do Ambiente” e Quinta da Moscadinha na categoria “Tecido Socioeconómico das Zonas Rurais”. As votações do público estão abertas até 1 de Dezembro.
A Rede Nacional PAC submeteu seis propostas para a edição de 2024 dos ARIA, resultado do trabalho colaborativo entre a RNPAC, a equipa dos projectos e os pontos focais.
O projecto açoriano Bananika, “Bananas com final feliz!”, da Ilha Terceira, Açores, é concorrente à categoria “Agricultura inteligente e competitiva”.
Só na Ilha Terceira, estima-se que são desperdiçadas 100 toneladas/ano de bananas. Confrontados com esta problemática, dois jovens, um produtor e um estudante, criam a Bananika, uma sidra sustentável de banana, pensada com o objectivo de reduzir o desperdício, valorizando a banana não aproveitada.
Desde o início do projecto já conseguiram salvar 3 toneladas de banana e produzem 14.000 garrafas/ano destinadas essencialmente ao consumo local e nacional.
Esta segunda edição dos Prémios de Inspiração Agrícola e Rural procura os projectos mais ecológicos, inteligentes, socialmente inclusivos, inovadores e resilientes da Política Agrícola Comum (PAC) implementados a nível local. Este ano, o concurso destaca os projectos que capacitam os jovens e as mulheres nas zonas rurais, adianta a Rede Nacional PAC.
Saiba mais sobre o projecto Bananika aqui. Vote neste projecto aqui.
Quatro categorias
Os ARIA 2024 dividem-se em quatro categorias: “Agricultura Inteligente e Competitiva”, “Protecção do ambiente”, “Tecido socioeconómico das zonas rurais” e “Juventude Rural”. Após a avaliação de mais de 100 candidaturas, foram pré-seleccionados 24 projectos inspiradores, que concorrem agora ao prémio na sua categoria temática, mas também ao Prémio Igualdade de Género e ao Prémio Voto Popular. As votações do público já estão abertas e podem ser formalizadas até 1 de Dezembro (aqui).
Saiba mais aqui:
Agricultura e Mar