Início / Agricultura / Aviso “Gestão da biodiversidade e reforço do capital natural” recebe 95 candidaturas

Aviso “Gestão da biodiversidade e reforço do capital natural” recebe 95 candidaturas

O processo de avaliação das 95 candidaturas submetidas no âmbito do aviso do Fundo Ambiental “Gestão da biodiversidade e reforço do capital natural”, com uma dotação total de um milhão e duzentos mil euros está em curso.

Os beneficiários terão os seus projectos financiados a 80%, até ao limite de 80 mil euros. No caso das Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA) o financiamento pode chegar aos 85%. Os projectos apoiados serão conhecidos no final do mês de Junho, revela o Gabinete do Ministro do Ambiente e Acção Climática, Pedro Matos Fernandes.

Projectos de valorização da biodiversidade

Com a necessidade de criar condições de equilíbrio em territórios com valores naturais, dinamizando modelos de desenvolvimento económico adequados aos valores existentes, este aviso pretende apoiar projectos de valorização da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, a desenvolver pelo sector privado.

Os projectos seleccionados deverão reforçar o capital e património natural do País, contribuindo para a melhoria do seu estado de conservação e aumentando a informação empírica sobre estas temáticas. A valorização dos serviços de ecossistemas permite fixar pessoas e controlar a pressão humana, promovendo uma gestão da visitação dos espaços e a fruição das áreas naturais.

95 candidaturas submetidas

As 95 candidaturas foram submetidas por agentes do sector privado, pessoas singulares e colectivas, que detêm a seu cargo a gestão dos territórios onde os projectos serão desenvolvidos, nomeadamente, proprietários e gestores dos territórios de intervenção e ONGA.

Recorde-se que a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 (ENCNB 2030), aprovada em 2018, apresenta uma visão de longo prazo para deter a perda da biodiversidade nacional, promovendo a sua valorização. “Evidenciar a economia da biodiversidade e dos ecossistemas, em particular o seu papel para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida” é um dos objectivos estratégicos definidos na ENCNB 2030.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.