Início / Mar / Ambiente / Até 31 de Janeiro. Projecto Arenaria precisa de voluntários para monitorizar aves invernantes costeiras

Até 31 de Janeiro. Projecto Arenaria precisa de voluntários para monitorizar aves invernantes costeiras

A SPEA — Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves informa que, até 31 de Janeiro de 2021, decorre novamente o Projecto Arenaria que pretende monitorizar as aves invernantes costeiras em Portugal.

“Para conseguirmos abranger todas as ilhas e a maior parte da costa possível, precisamos da sua ajuda. Interessado? Contacte a coordenadora do censo nos Açores: alba.villarroya@spea.pt e escolha um troço de costa perto de si”, referem os responsáveis pela SPEA.

O Projecto Arenaria iniciou-se em 2009/10, através de uma parceria entre o ISPA — Instituto Universitário, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), altura em que foi feito o 1.º Censo Nacional de Aves Costeiras Invernantes em Portugal (ver Historial).

Na primeira época de campo, a prioridade do projecto foi a obtenção de uma estimativa da distribuição e abundância das aves costeiras invernantes, através de uma cobertura da costa marítima tão ampla quanto possível.

A informação recolhida nesta primeira fase constitui uma base de referência para a interpretação futura da evolução das populações de aves costeiras invernantes na costa continental portuguesa, tendo sido ainda recolhida informação relevante para os Açores e a Madeira.

Tornou-se depois essencial monitorizar estas populações ao longo do tempo. Nesse sentido, de modo a contribuir para o conhecimento das tendências das populações das aves costeiras a médio/longo prazo, durante o 5 anos seguintes, foi recolhida informação, através que um esquema de monitorização regular baseado num conjunto de quadrículas pré-seleccionadas com base nos resultados do primeiro ano de trabalho de campo.

Nos Invernos de 2015/2016, 2016/2017, completou-se o 2º Censo Nacional de Aves Costeiras Invernantes.

Na época de 2017/2018, retomou-se a monitorização regular de um conjunto de quadrículas amostrais, objectivo que se mantém para a época de 2020/2021.

Objectivos

Para a época de 2020/21, o Projecto Arenaria tem como principais objectivos:

  • Assegurar a contagem das quadrículas de monitorização anual que permitem uma análise mais fina das tendências populacionais das aves estudadas.
  • Sensibilizar o público em geral para a conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros e para a biodiversidade a eles associada.

Coordenação

A coordenação e a gestão do Projecto Arenaria serão uma vez mais asseguradas pela Equipa Coordenadora (ECO) que conta com representantes de cada um dos parceiros (ISPA – Instituto Universitário, Universidade de Lisboa e SPEA). Além desta equipa, o projecto contará ainda com organizadores regionais (OR) e observadores de campo voluntários, essenciais para a continuação do mesmo.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.