A Ascenza apresenta um novo projecto ao mercado, o Sea4CS, que tem como objectivo desenvolver formulações mais sustentáveis com recursos de origem marinha. O projecto terá início no próximo mês de Março e surge para desenvolver formulações inovadoras de insecticidas e herbicidas através da utilização de co-formulante de origem renovável. E tem apoio do Portugal 2020.
O Sea4CS dá continuidade ao trabalho de investigação e desenvolvimento de novas formulações da multinacional. O projecto prevê uma nova abordagem para a produção de formulações CS (microencapsulados), utilizando co-formulantes de origem marinha.
No Sea4CS existirá um trabalho conjunto entre equipas multidisciplinares da Ascenza e universidades, permitindo assim a inovação tecnológica e a melhoria do conhecimento sobre os co-formulantes de origem marinha.
Preocupações ambientais
“Esta iniciativa surge como resultado das crescentes preocupações ambientais da nossa sociedade e também daquela que é a política de sustentabilidade e desenvolvimento industrial da empresa”, refere um comunicado da Ascenza.
E acrescenta que “numa época em que é fundamental estarmos atentos às necessidades do mercado e conscientes dos desafios ambientais que serão colocados ao sector fitofarmacêutico, o projecto de Investigação e Desenvolvimento (I&D), Sea4CS, surge para desenvolver formulações inovadoras de insecticidas e herbicidas através da utilização de co-formulante de origem renovável”.
Recursos de origem marinha
O uso de recursos de origem marinha deverá permitir à Ascenza dar “continuidade à qualidade pela qual é reconhecida, e ainda, promover a sustentabilidade dos seus produtos”.
Este projecto é o resultado de vários meses de trabalho de análise e planeamento que permitiu à empresa obter a aprovação e financiamento do Programa Portugal 2020 para executar as tarefas previstas a partir de Março do presente ano.
A operar em Portugal há mais de 50 anos, a Ascenza é uma referência no sector do crop protection, no segmento de genéricos diferenciados. Líder neste segmento na Península Ibérica, como empresa independente internacional, tem vindo a ter uma presença crescente nos mercados do Sul da Europa, da América do Sul, do Norte de África e do Médio Oriente.
Agricultura e Mar Actual