Início / Agricultura / Arte Equestre Portuguesa é Património Imaterial da Humanidade

Arte Equestre Portuguesa é Património Imaterial da Humanidade

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) anunciou, no dia 3 Dezembro, a inserção da Arte Equestre Portuguesa na Lista do Património Imaterial da Humanidade, durante a 19ª sessão do Comité Intergovernamental que decorre em Asuncion, no Paraguai e que contou com a presença de uma delegação portuguesa – Rosa Batoréu, Embaixadora de Portugal na UNESCO (Paris), João Ralão, secretário-geral da APSL – Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano e Luís Calaim, administrador da Parques de Sintra.

“Devemos manifestar o nosso contentamento por este reconhecimento, primeiro pelo órgão de Avaliação pela recomendação para esta inscrição, e depois ao Comité pela decisão da adopção”, refere uma nota da APSL.

Em Portugal, “foram também muito importantes todos aqueles que tornaram esta candidatura possível, com especial realce para as duas entidades que se juntaram à Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano em representação da comunidade equestre, para promover este projecto: a Escola Portuguesa de Arte Equestre, através da Parques de Sintra – Monte da Lua, e Câmara Municipal da Golegã”, adianta a mesma nota, com “um especial agradecimento ao Coordenador desta candidatura, João Costa Ferreira”.

E realça que a Arte Equestre nasceu, em Portugal, “como causa e consequência da existência do Cavalo, que a sugeriu naturalmente, e que por ela foi sendo continuamente aperfeiçoado. Os princípios da Arte Equestre em Portugal baseiam-se no máximo respeito pelo animal e pelo seu bem-estar. Pode concluir-se que as características únicas do nosso cavalo, foram fundamentais para o aparecimento da Equitação Portuguesa, e esta para a sua selecção”.

A Equitação Portuguesa pratica-se em todo o território nacional, e tem uma enorme expressão internacional, para a qual contribui a existência, em 21 países, de Associações do Cavalo Lusitano, fundamentais para a sua promoção e para a proximidade com os criadores e praticantes em todo o Mundo, realça ainda a APSL.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Comissão prevê queda na produção de carne de bovino e suíno até 2035 “devido a preocupações de sustentabilidade”

Partilhar              As perspectivas da União Europeia (UE) para 2024-35 apontam para a diminuição da produção de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.